Midias sociais

Busca

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SER DISCÍPULO...

COMO SER DISCÍPULO OU ALUNO DE CRISTO  -- I PARTE

QUEM É O NOSSO MESTRE? VOCÊ É DISCÍPULO DE QUEM? SINCERAMENTE..
Uma coisa é certa, você é discípulo de alguém.
Você aprendeu com alguém a arte de viver. Não há excessões a essa regra, pois o ser humano é o tipo de criatura que precisa aprender continuamente com os outros a viver.
É difícil achar um meio realista de conciliar tudo isso, Hoje, especialmente nas culturas ocidentais, preferimos pensar que somos nós mesmos. Nós mesmos tomamos as nossas decisões. Mas isso porque fomos orientados por pessoas que nos ensinaram a agir assim, por gente que nos disse que devemos agir assim.Tal individualismos faz parte do legado
que nos faz "modernos". Mas certamente não adquirimos essa postura individualista por meio de nossa própria intuição individual e independente da verdade definitiva.
Provavelmente você é discípulo de vários alguém, e é muito provável que eles o tenham modelado de maneira que nem longe são os melhores para você.. Com toda certeza você é, como eu,aluno de algumas figuras fundamentais, vivas e mortas que em períodos cruciais estiveram ao seu lado para moldar as suas reações mais comuns, os seus pensamentos, sentimentos e atos, ainda bem que esse é um processo contínuo, e até certo ponto corrigível.
Originalmente somos discípulos de nossos pais e de outros familiares mais intimimanentes ligados a nós. Em geral isso é muito bom.Podemos ser pessoas amáveis e firmes gente que  conhece a Deus e que anda nos seus caminhos.Eu e muitos outros fomos criados assim.
Mas nem sempre é assim. Os nossos laços de familia originais podem ser estender  num espectro que vai ligeiramente debilitante ao catastrófico.
Sabemos muito mais disso hoje do que sabíamos algumas décadas atrás. Sabemos com considerável precisão, por exemplo, como serão os filhos criados por pais alcóolicos. O relacionamento com pais alcoólicos lhes ensina como viver nesse mundo, de maneira mais ou menos trágica em muito casos..
A seguir viramos discípulos de  nossos professores depois dos nossos amigos e companheiros - uma das mais poderosas relações disciplinadoras - depois talvez novamente dos nossos professores. Mas os professores desempenham um papel bem diferente na vida de nossos adolescentes e dos jovens adultos na casa dos 20 anos. Esses professores se esforçam por gravar em pedra os im´pulso principais da auto-imagem, que escolhemos mais ou menos conscientemente, auto-imagem essa que irá nos erguer ou derrubar nas importante relações da nossa vida.
Dentre esses últimos mestres há pessoas muito glamourosas e  poderosas. Podem ser professores mesmo, instrutores de algum tipo, como no caso do serviço militar, ou mesmo professores universitários. Ma talvez aja entre essas figuras públicas de vários tipos: artistas, músicos, escritores, profissionais. Eles quase sempre nos transmitem uma forte idéia daquilo que significa a vida como um todo. Isso nos proporcional as diretrizes  absolutamente indispensáveis de conduta conscientes, perante nós mesmos,perante os outros... e perante Deus., precisamos ter tais diretrizes mesmo que sejam erradas.
Uma das transições principais da vida é justamente identificar quem nos ensinou, nos conduziu e depois avaliar o resultado que essa orientação deixou em nós.. É uma tarefa angustiante e depois simplesmente não conseguamos assumí-la.
UM ANDAR COM JESUS
O pressuposto do propjeto de jesus para seus seguidores na terra era que eles viverriam como seus alunos e colaboradores.Eles o acahariam tão adimirável em todos os aspectos - sábio, belo ,poderoso e bom, que constantemente biscariam estar na sua presença para receber orientação, instrução e auxílio em todas as facetas de suas vidas. Pois Ele é de fato  o cabeça vivo da comunidade do AMOR em oração em todo tempo espaço.
Com base nesse pressuposto a promessa que fez  ao seu povo foi que com ele estaria em todos os momentos, ate´qie esse se´culo finde e o universo entre em uma nova fase(Mat.28:20, Heb.13:5-6), em termos mais gerais, as previsões que Ele fez parta seu povo durante esse período em que vivemos hoje são provisões feitas para aqueles que se conduzem, precisamente, como aprendizes dEle na vida do Reino. Qualquer um que não seja um constante aluno de Jesus, e que mesmo assim leia as grandes promessas da Bíblia, como se fosse  para ele, é como aquele que tenta descontar um cheque da conta de uma outra pessoa.
O resultado desse contínuo estudo com Jesus seria naturalmente aprender a fazer tudo que fazemos em nome do senhor Jesus Cristo(Col.3:17), ou seja, com autorização dEle ou em lugar dEle, como se Ele mesmo o fizesse. E logicamente isso significa aprender a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado(Mat.28:20). N a sua presença a nossa vida interior, se transformará e seremos pessoas para quem o modo de agir de Jesus é o natural e sobrenatural.
Nitidamente, ao olhos de Jesus não há uma boa razão para deixar de fazer o que Ele nos ordenou a fazer, pois ELe só nos manda fazer o melhor. Certa ocasião Ele perguntou aos seus discípulos: "Porque me chamais Senhor, senhor e não fazeis o que vos mando?(Luc.6:46) Tente se imaginar diante dELe explicando  o porque você não fez o que Ele disse que era o melhor. Pode ser que em certos casos até seria correto agir assim. E com certeza podemos contar com a compreensão de Jesus nesses casos. Mas isso não vale como conduta geral numa vida de confiança nEle. Ele nos prepara um caminho para a  obediência fácil e contente - na realidade para a realização pessoal, e esse é o caminho do aprendizado. É o discipulado cristão. Seu evangelho, que ´e Ele mesmo é um evangelho de vida e discipulado a semelhança dEle...
Em outras palavras, sua mensagem básica - Arrependei-vos, porque está próxiomo o Reino dos Céus(Mat.4:17), apresenta os recursos necessários para que vivamos a vida como todos inconscientemente pensamos que ela deve ser vivida, e naturalmente nos leva a nos tornar alunos de Jesus, ou aprendizes da vida do reino.
Portanto a prática rotineira da obediência sincera é o tema final do sermão do monte. Sem dúvida Ele saberia que os homens tentariam todo artifícil concebível  para evitar simplesmente fazer as coisas que Ele disse serem as melhores(porque sabiam que eram as melhores), e hoje vemos pelo testemunho do passado e do presente que isso de fato aconteceu.
Assim na conclusão do sermão do monte,em Mat.7:13-27,ele nos apresenta quatro vívidos constraste para nos ajudara não perder o caminho que conduz a comunidade do amor em oração, no qual se cumpre o que a lei e o profetas realmente disseram, porque as pessoas tratam umas as oitrras como realmente gostariam de se tratadas.
Jesus antes de mais anda sublinha que a entrada parta essa comunidade do reino se dá pela entrada  por uma porta  estreita. Ou seja existe uma maneira correta de entrar; não adianta pegar qualquer estrada - o espaçoso ...caminho que conduz para a perdição(Mat.7:13-14).
Depois Ele faz uma alerta sobre aqueles que querem nos desencaminhar, aqueles que parecem bons, mas que por dentro - onde sabemos onde se dá a verdadeira  ação - são governados meramente pelos seus próprios desejos.Por fora parecem ovelhas,mas por dentro só pensam em devorar ovelhas, ou seja,usar os outros para alcançar seus objetivos. São aqueles que o outro irmão mais nova de Jesus,Judas, comparou  a "pastores que a si mesmo se apascentam...segundo suas paixões. A boca vivem propalando grandes arrogâncias;são aduladores dos outros,por motivos interesseiros(Jd.12:16).
Para identificar aquels que querem nos desencaminhar, basta observar ao que fazem e prestar pouca atenção ao que dizem. Os seus atos serão sinal inequívoco de quem são poder dentro. Árvores e plantas manifestam a sua natureza nos frutos, figueiras dão figos e não uvas. E os atos das pessoas revelam, ante uma ponderação meticulosa e sincera, o tipo de gente que realmente são(Mat.7:16-20).
As pessoas confiáveis realmente são aquelas que ap´rendem a fazer aquilo que Jesus disse ser o melhor. Chamá-lo Senhor, ou mesmo fazer coisas espantosas em seu nome, não valem como substituto. Aquele que entra no reino de Deus é aquele que faz a vontade do pai . A vontade do Pai é exatamente aquilo que Jesus tem ensinado aqui nessa terra, o verdadeiro significado da lei e os profetas...amai-vos uns aos outros.
Aquele que ouve  as suas palavras a põe em prática o que ouve,contrói para si uma casa absolutamente indestrutível. A casa é edificada sobre a rocha e não sobre a areia, onde os ventos da vida a derrubam. Em linguagem simples e contemporânea tudo se resume em : FAÇA. Pois Ele sabe que em todo caso em que não fazemos, estaremos nesta mesma medida, afastando-nos da bendita realidade do reino.
A porta estreita não´pe como muita gente pensa  correção doutrinária. A porta estreita é a obediência - e a fé em Jesus indispensável a essa obediência. A porta larga por outro lado é simplesmente a pessoa fazer o que ela quer fazer.
O fruto da árvore boa é a obediência, que vem com a transformação pessoal( o lado de dentro da árvore),que sofremos na companhia de Jesus. O lobo disfarçado de ovelha é aquele que tenta dissimular o discipúlado com obras exteriores. Mas depois as realidades interiores os vencem.
Tudo isso equivale a dizer que na realidade, fazendo o que Jesus sabe ser o melhor para nós,edificamos uma vida absolutamernte indestrutível, sobre a rocha. E a rocha é Cristo(ICor.10:4).
As grandes passagens de Paulo, Pedro e João - como ICor.13; Col.3; IPed.2; 2Pe.1:1-15; IJo.3:1-5:5...abordam exatamente a mesma mensagem de muitos angulos distintos,a mensagem de transformação interior que sofre todo aquele que se faz discípulo de Jesus. Nela o ponto de referência central é o AMOR, que passa a caracterizar o cerne de nossa personalidade..




pelos vínculos do calvário


ricardo brunet



0 comentários:

Postar um comentário