Midias sociais

Busca

sábado, 31 de julho de 2010

A Tragédia da Incredulidade.. Parte I

.."Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: principais do povo, e vós, anciãos de Israel.Visto que hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um homem enfermo e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todo, e de todo povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós"..(At.4.8-10)

Antes de começar a considerar essa declaração de Pedro, é obviamente importante que tenhamos em mente o seu contexto. Fomos informados no capitulo anteriior sobre um notável incidente ocorrido em Jerusalém. Era tarde, " a hora da oração", o apóstolo Pedro e João, estavam indo ao templo para orar. Quando estavam entrando pela porta do templo chamada formosa, passaram por um homem que estava sentado no chão, um homem que tinha nascido coxo. Seus amigos e parentes costumavam carregá-los para lá todos os dias, e o punham sentado no pavimento, onde ele ficava pedindo esmolas ás pessoas que iam entrando no templo. Ele era simplesmente um pobre mendigo. O mundo não podia fazer nada por ele, pelo que o deixava ali, e ele estendia o seu boné na esperança que as pessoas deixassem cair moedas nele.
Quando o homem viu Pedro e João,pediu-lhes esmola, mas então aconteceu algo. Lucas escreve: "Pedro com João fitando os olhos nele, disse: olha para nós.E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa"(At.3:4-5).
Então Pedro disse aquelas palavras imortais: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda, e tomando-o pela mão direita o levantou, logo seus pés e artelhos se firmaram, e saltando entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
O resultado foi que se juntou grande multidão. Sempre que acontece uma coisa como essa, voce tem uma multidão! Muitos vieram ver o que tinha acontecido, e viram o homem que eles conheciam muito bem, agora, andando, saltando e louvando a Deus----um homem que nunca tinha andado em sua vida. Então olharam para os homens que tinham feito aquilo, e quando Pedro os viu cheio de pasmo e assombro, começou a pregar para eles.
Chegamos agora ao que resultou desses eventos. Pedro tinha pregado e tinha explicado o que tinha acontecido, porém o efeito desse milagre e da pregação sobre os sacerdotes, os saduceus, e o capitão do templo, foi que eles o prenderam Pedro e João e os levaram a julgamento. E nos doze versículos iniciais do capítulo 4 temos um relato do que eles fizeram com os dois apóstolos, do que eles disseram e do que Pedro lhes disse em resposta. Temos aqui uma descrição da primeira perseguição sofrida pela igreja cristã, uma perseguição que se levantou porque as autoridades rejeitaram a mensagem do evangelho.
Bem, isso é muito importante, mesmo quando considerado meramente como história. É a primeira perseguição que lhe dá esse tremendo significado, porque, como desejo mostrar-lhe ela tem todas as caracteristicas de todas as perseguições subsequentes. A perseguição sempre surge em consequência da incredulidade, e aqui, em atos, capítulo 4, vemos uma rejeição do evangelho----------incredulidade. Chamo a atenção para isso porquanto o que está registrado nessa passagem explica com precisão a incredulidade que marca tão fortemente a época atual.
certamente uma coisa espantosa nessa hostilidade feita a Pedro e João, especilamente quando visto em seu contexto, vindo, com vem, tão puco tempo depois do evento do grande dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja. Não seria espantoso alguém poder reagir a esses eventos da forma como essas pessoas reagiram? No entanto, continua sendo essa reação quanto a todos os que não são cristão, os que ainda não crêm.
Ma, naturalmente, devemos dar-nos conta que noutro sentido esse incredulidade não é nem um pouco espantosa. Pois o que aconteceu aqui com esses apóstolos foi simplesmente uma repetição do que tinha acontecido com o nosso bendito Senhor. Se voces lerem os quatro evangelhos verão sempre as mesmas reações espantosas.Olhamos para o filho de DEUS, VEMOS O QUE ELE FEZ, OUVIMOS O QUE ELE DISSE, E,TODAVIA,VÊEM a antipatia que Ele provocou--a oposição, a mordacidade e a rejeição. E o fim de tudo foi que os líderes e a multidão se juntaram para gritar:"Fora com Ele! Crucifica-O!", e O mataram, fizeram isso com le, e Ele profetizou em João, capítulo 15 que esse seria o quinhão de todos o seus seguidores___e isso aconteceu com eles. Aconteceu aqui, logo no princípio.Não há nada de novo acerca da incredulidade,ela é tão velha como a pregação do evangelho. Os homens e as mulheres de hoje são fátuos quando dizem que é moderno rejeitar o evangelho. É velho, é realmente antigo!
A ideía que devemos ficar decepcionados quando as pessoas não creem no evangelho, de que devemos achar que algo está errado, é completamente equivocada. A idéia de que o evangelho é uma mensagem que só tem que atrair os homens e as mulheres é totalmente errada. Por natureza, as pessoas sempre o odeiam e o rejeitam. Ma, ao fazerem isso, não percebem que estão comprovando a veracidade do evangelho e da predição feita pelo nosso Senhor. E a tragédia é que o mundo não percebe que, rejeitando essa mensagem, está rejeitando a única coisa que pode salvá-lo.
Digo que só há uma coisa que pode muito bem tocar no problemas da raça humana__é este evangelho. No entanto, é justamente a esse evangelho que as pessoas se opõe militantemente, é o que elas ridicularizam. O mundo está recusando a única coisa que pode conservá-lo, e isto se aplica tanto aos indivíduos como também as instituições.
Se há problema em sua vida; se voce se sente em pedaços e vê que todas as suas expectativ as são frustradas, se acha que em de sua vida uma confusão e que você é um fracasso__então eu o concito: considera isso com todo o seu ser. Peça ao Espirito que o habilite a ouvir mais intensamente do que nunca. Aqui está uma coisa que pode endireitar você.

pelos vínculos do calvário

ricardo brunet

7 comentários:

Maravilhoso seu texto. É isso aí, a incredulidade sempre existiu. Só o evangelho tem o poder de libertar o homem. Paz querido!

Obrigado RÔ..
Vou postar as outras partes, está muito bom, com bastante conteúdo e equilibrado..Vc vai gostar tb..
paz

Olá Benção!

Nossa, que profunda esta postagem. Realmente, desde o tempo em que nosso Salvador esteve em carne aqui neste mundo, que vem acontecendo a rejeição da santa Palavra de Deus. Poxa, fico pensando em quantas pessoas já estariam salvas... em como o mundo seria diferente e, até mesmo se Jesus já não teria voltado e nós, agora, estivéssemos em Sua agradável e Santa companhia, se o Evangelho do Senhor não fosse tão menosprezado, ridicularizado e rejeitado.
Jesus operou milagres, curou... e como vc disse: atraiu inimizades e ainda assim, como diz a Palavra: "como ovelha muda, Ele venceu" e se fez maldição para nos salvar. Mas, louvo e engrandeço o nome de Jesus, pois hj, eu, vc e mais inúmeros irmãos estão salvos e com seus nomes escritos e/ou inscritos no Livro da Vida e creio, pela minha fé, que ainda virão milhares e milhares de cativos e se converterão ao Senhor, em nome de Jesus.

Parebéns pela sua iniciativa de fazer este blog para mostrar às pessoas a verdade sobre a eternidade.

FORTE ABRAÇO,
Míryam Lobo.

Claro que pode continuar comentando lá,
Ou melhor deve!

As perseguições continuam, mas todas vale apenas.
Jesus treinou os 12 discípulos, que estava longe de ser uma equipe perfeita, mas todos se esforçaram para realizar as tarefas.Eles fizeram isso por um único motivo:Estar com ele novamente.Que bom te-lo de volta.
E o próximo livro?
Um abraço.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário