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terça-feira, 27 de setembro de 2011

PÃO E GRAÇA


Intercâmbio de Graça


Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. ~ Paulo de Tarso (I Corintios 14:26-32).
As palavras acima são a única declaração descritiva das reuniões da Igreja neotestamentária. Paulo nos ensina que todos os membros foram dotados e chamados para contribuir para a edificação do Corpo durante as reuniões, pois um “um traz salmo, outro traz doutrina, outro traz revelação, outro traz línguas e outro traz interpretação” (v. 26).
As Escrituras nos mostram que as reuniões da Igreja neotestamentária eram abertas e participativas, ao contrário dos ajuntamentos solenes da igreja contemporânea. Paulo instruiu os corintios a congregar não somente para receber algo bom em seus espíritos, mas também para contribuir com algo para a edificação do grupo, de acordo ao dom de cada um – semelhante a um grande banquete em família em cada um traz um prato diferente, compartilham o que têm, ao mesmo tempo em que se alimentam das guloseimas que os outros trouxeram.

Graça e Carisma

O ensinamento apostólico não aponta para a experiência individual, mas ressaltava o intercâmbio espiritual entre os membros do Corpo de Cristo. Paulo nos mostra que o objetivo das reuniões da Igreja não é simplesmente proporcionar um ambiente de louvor e de ensino, mas também a edificação mútua dos membros do Corpo de Cristo por meio do intercâmbio de graça em que temos um encontro pessoal com Cristo ….
… na pessoa de nosso irmão.
No entanto, anos de tradição religiosa nos condicionaram a frequentar um programa semanal na intenção única de receber um “bem de consumo espiritual” – uma cura, uma pregação, uma massagem intelectual, um louvor, um momento de êxtase espiritual, uma profecia, etc – mas não para contribuir com algo no ajuntamento que vá além de dinheiro. Um mandamento subliminar em nossas reuniões, não escrito em nossos boletins mas marcado em nossos corações, é “venha, pague e ouça (em silêncio).”
Muitos dons espirituais e ministérios estão adormecidos e suprimidos entre nós, e parte do problema se dá por conta de uma teologia que cirurgicamente separou a Graça de Deus dos dons espirituais – o que tem produzido uma safra de crentes “intelectualmente salvos e praticamente passivos.”
Se disséssemos a um irmão qualquer da Igreja neotestamentária que temos a Graça (χαρις = caris) mas não temos Dom (χαριςμα = carisma), certamente ele nos perguntaria: “Como assim, vc tem água, mas não tem gelo?” A graça e o dom têm a mesma substância, somente a forma é que muda. Não há como termos uma coisa e não termos a outra, do mesmo modo em que é impossível ter fogo sem experimentar calor, pois uma coisa deriva da outra. Graça não é somente aquilo que Deus fez por nós, mas também aquilo que ele causa em nós. Assim, todo membro do Corpo de Cristo possui uma graça especial para contribuir para a edificação da Igreja como um todo.
As reuniões da Ekklesia são a representação tangível, no tempo e no espaço, da fusão espiritual em que todos nós nos tornamos um perante Deus e Ele se torna um conosco. É um ato profético daquilo que ocorrerá na Eternidade. A Ceia instituida pelo Senhor representa muito mais do que um simples memorial da crucificação. Ela transmite a realidade espiritual de que Cristo, o Pão que veio dos céus,  foi partido e distribuído entre todos nós. Assim, quando nos reunimos como Igreja formamos um só pão espiritual (1 Cor 10:17) no tempo e no espaço, e todos possuímos um pedaço do Pão (um dom) que Cristo depositou em nós para que ofereçamos aos demais membros da Comunidade Divina.

Contrastes com a Igreja moderna

Em contraste com os ensinamentos de Paulo, a interação entre os membros durante nossas reuniões é nula e desencorajada, vista como um desrespeito aos atos solenes da liturgia. Embora nos reunamos em grandes números aos domingos, as pessoas se congregam para ter uma experiência puramente individual. A tradição religiosa fez de nossas reuniões, que deveriam ser uma experiência comunal, um evento totalmente individualista, semelhante a comer em um restaurante cheio de pessoas, sem no entanto interagir com nenhuma delas.
É muito comum escutar das pessoas que elas vão a um culto para “se alimentar da Palavra”. Obviamente, o ensino é um componente importantíssimo da vida em Igreja, mas este deve se dar em um contexto flexível em que o Espírito Santo tenha liberdade para soberanamente conduzir cada membro ao exercício de seu sacerdócio, para a edificação de seu próximo. Sermões de 50 minutos em que um único homem se dirige a uma audiência passiva não eram a regra na Igreja neotestamentária.
Rígidas liturgias são uma alternativa humana em tempos de estiagem espiritual, quando a espontaneidade carismática é rara (e consequentemente o sacerdócio universal). Neste contexto de estiagem, muitos obreiros sinceros são tentados a preencher o vácuo do Espírito com seus próprios dons e talentos, e muitos ministérios são edificados ao redor do carisma de um único homem. O resultado disso é que a ausência do pastor acaba sendo mais sentida do que a ausência do Espírito entre crentes letárgicos que simplesmente não sabem o que fazer sem um “mestre de cerimônias” que os conduza.

Conclusão

Nosso grande desafio no século XXI é devolver a Igreja ao seu verdadeiro Dono e permitir que Cristo seja de fato o Cabeça da Igreja, não somente teologicamente, mas na prática. Ao contrário do que muitos pensam, odres velhos não são estruturas eclesiásticas. Odres velhos são sofismas, paradigmas e fortalezas mentais que obstruem o mover do Espírito. Odres novos são corações transformados pela renovação de nosso entendimento (Rom 12:2). Os odres novos em que Deus quer derramar seu vinho novo são nossos corações renovados. É de nosso entendimento (revelação) que toda estrutura eclesiástica deriva, seja ela boa ou ruim.
Portanto, que Deus nos dê “espírito de sabedoria e revelação e ilumine os olhos de nosso entendimento” (Ef 1:17) para que assim experimentemos “intercâmbio de graça.”
© Pão & Vinho
Este texto está sob a licença de Creative Commons e pode ser republicado, parcialmente ou na íntegra, desde que o conteúdo não seja alterado e a fonte seja devidamente citada: http://paoevinho.org.


pelos vínculos do amor
ricardo brunet

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