Midias sociais

Busca

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A FAMÍLIA CRISTÃ

".....Enviam-vos efusivas saudações no Senhor, Áquila e Priscila com a igreja que se reune na casa deles"(syn te kat oikon auton ekklesia). Paulo escreve de Éfeso aos Coríntios(ICor.16:19). Alguns anos mais tarde, escrevendo a Roma Paulo novamente afirma:"Saudeis Priscila e Áquila...e também a igreja que se reúne em sua casa(Rom. 16:3-5). Ao escrever da prisão caminhando para o final de sua carreira, Paulo envia uma nota ao seu amigo Filemom. No início da carta em sua maneira convencional Paulo saúda Filemom, sua esposa Ápia, Árquipo(possivelmente filho deles), e a igreja que está em tua casa"(te kat oikon sou ekklesia), Fl.2) Finalmente na carta aos Colossenses, ao qual Paulo provavelmente comissionou antes de sua morte, encontramos saudações a Ninfas, na vizinha Laodicéia, e "a igreja que está em sua casa", Cl.4:15). As quatros saudações são os quatros exemplos nos quais Paulo fala explicitamente sobre igrejas domésticas, assembléias de discípulos de Cristo que eram formadas dentro e ao redor de famílias particulares.
Estas saudações nos lembram que os discípulos mais primitivos reuniam-se em casas particulares. Para eles o lar com seu ambiente familiar era a igreja. A partir daqueles lares surgiram alguns dos mais antigos ofícios e estruturas que moldaram a igreja através dos séculos.
As habitações particulares funcionavam para a igreja em dois níveis. Formavam o ambiente para as igrejas estritamente falando, reunindo os discípulos ao redor de uma família em seu lar. As quatros saudações acimas são dirigidas a tais igrejas ou advém delas. Num segundo nível mais amplo, as habitações particulares formavam o ambiente para s reuniões da igreja local, a assembléia de todas as famílias seguidoras de Cristo e indivíduos de uma cidade. Para os tais grupos o edifício continuava sendo o domicílio da família anfitriã.
É muito provável que Paulo não tenha fundado nenhuma das igrejas domésticas familiares que ele saúda.Aparentemente ele não estabeleceu nenhuma igreja na área de Colossos e Laodicéia, inclusive as igrejas na casa de Filemom e Ninfas.. Priscila é Áquila fundaram igrejas domésticas em Roma bem antes da chegada de Paulo. Esse casal, da mesma maneira era independente de Paulo, uma vez, que eles provavelmente estabeleceram a igreja doméstica em Éfeso por conta própria.
Outros grupos de seguidores de Cristo, fora do círculo de Paulo, reuniam-se em casas particulares: a primeira epístola de Pedro, escrita muito provavelmente de Roma, semelhantemente, inclui muitas evidências indiretas de igrejas domésticas. Lucas escreveu reuniões domésticas como, precisamente a atividade que distinguia os fiéis mais antigos de Jerusalém dos cristãos não judeus. Com ses compatriotas judeus, esses membros do caminho, adoravam no templo, enquanto partiam o pão em casa(kat oikon, At.2:46; 5:42). Os lares cristãos parecem aqui em exata contraposição ao Templo Judaico.
Assim como a maioria dos cultos estrangeiros, nos estágios mais primitivos de expansão, também as reuniões cristãs em residências particulares eram, provavelmente, uma necessidade prática. Para os seguidores de Cristo, a sinagoga rapidamente se tornaram fora de limites. Os templos pagões envolviam muitas assossiações desagradáveis e as basílicas ainda estavam séculos de distância. As residências particulares por outro lado, garantiam privacidade, intimidade e estabilidade para os discipulos primitivos. Por cerca de um século a habitação particular moldou a vida da comunidade cristã, formando o ambiente no qual os cristãos se relacionavam uns com os outros, provendo subestrutura econômica para a comunidade, plataforma para o trabalho missionárioi, estrutura para a liderança e autoridade,e provavelmente, papel definido as mulheres. Na parte superior de cada residência particular, e especificamente na sala de jantar(triclinio ou divã), providenciava-se um ambiente que correspondia, notavelmente, a mais primitiva auto-identificação dos cristãos, refletindo a própria escolha de Jesus de um "cenáculo" para a sua última ceia, sua própria escolha de um lugar "não sagrado", como o ambiente de sua obra, e sua insistência nos laços familiares entre os fiéis.
Em algum período, na segunda metade do século II, os seguidores de Cristo, começaram a dedicar seus lares 'as assembléias da igreja. Os edifícios deixavam de ser residências. Modificações nas estruturas da sala de jantar a transformavam num espaço maior para a assembléia. Os outros aposentos assumiam feições comunitárias. Embora, parecendo-se com casas, o edifício tornava-se igreja. Finalmente, fora permitido aos cristãos construirem suas igrejas a partir do chão. Em 314 d.C.. um ano após o Edito de Milão, surgiu a primeira basílica.

Igrejas Domésticas Nos Escritos de Paulo

Vincent Branick

pelos vínculos do calvário

0 comentários:

Postar um comentário