Midias sociais

Busca

sexta-feira, 31 de julho de 2009

AMOR UNS AOS OUTROS

UM SACRIFÍCIO DE AMOR

"Além disto, porquanto tenho meu afeto na casa do meu Deus, eu guardo em meu tesouro particular ouro e prata que, além de todas as coisas que preparei para a casa do santuário, dei para a casa do meu Deus" (1 Crônicas 29:3). "Portanto, tudo suporto por amor dos escolhidos, para que eles também obtenham a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna" (2ª Timóteo 2:10).
Vamos fixar nosso pensamento nesta palavra: "...tudo suporto por amor dos escolhidos". Guardemos esta palavra. Esta é a nossa demonstração de amor pela casa de Deus. Sofremos tudo por amor dos escolhidos.
Se nós sofrermos tudo por amor dos escolhidos, vamos ter o ministério dos santos, vamos servir aos santos, vamos fazer tudo para que eles sejam edificados, para que o Senhor obtenha a sua igreja gloriosa. Vamos cooperar com ele, e vamos sofrer com ele. Há uma promessa de que, se sofrermos com ele, reinaremos com ele.
Queria falar algo sobre o sacrifício no altar. O sacrifício representa o nosso ministério. O ministério é um sacrifício de amor. Se não houver um sacrifício de amor, não há ministério.
Holocausto pela manhã e pela tarde
"Quando chegou o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já estabelecidos nas cidades, juntou-se o povo como um só homem em Jerusalém. Então se levantaram Jesúa filho do Josadaque e seus irmãos os sacerdotes, e Zorobabel filho do Salatiel e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecer sobre ele holocaustos, como está escrito na lei do Moisés varão de Deus. E colocaram o altar sobre a sua base, porque tinham medo dos povos das terras, e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, holocaustos pela manhã e pela tarde" (Esd. 3:1-3).
Os holocaustos eram oferecidos pela manhã e pela tarde. Creio que há uma razão para que Deus tenha colocado na Escritura holocaustos de manhã e a tarde. Era uma exigência para o povo de Israel. Não podiam deixar de oferecer nenhum dia. Todos os dias, de manhã e a tarde, tinham que oferecer sacrifícios.
O holocausto da manhã e da tarde fala do ministério de Cristo. O ministério de Cristo na manhã e o ministério de Cristo à tarde. Há algum significado aí? O ministério de Cristo pela manhã é um ministério exclusivo, porque é um ministério que se exerce somente diante de Deus, e se não houvesse esse ministério diante de Deus, não haveria um ministério diante dos homens. Em seguida, o holocausto da tarde representa o ministério diante dos homens.
Cristo teve dois ministérios durante o seu tempo aqui na terra. Pela manhã, ele estava com o Pai, e a tarde estava servindo aos homens. Pela manhã, na cruz, ele foi um sacrifício agradável a Deus, e pela tarde, ele foi um sacrifício por toda a humanidade.
Nós temos este mesmo ministério de Cristo em nós. Temos que ter um ministério exclusivo para Deus, e um ministério inclusivo para os homens. Podemos chamar o ministério exclusivo, como diz o apóstolo Paulo, 'minha carreira ... meu ministério'. Duas coisas distintas. Minha carreira é para Deus; o ministério é derramado para os homens. O sacrifício da manhã e o sacrifício da tarde.
Por isso foi restaurado o altar, para que o ministério dos santos fosse completo e pudesse edificar a casa do Senhor e depois a cidade do Senhor, e ali a glória do Senhor viesse sobre a casa.
O Senhor Jesus foi um sacrifício vivo de manhã e de tarde. Podemos ver algumas passagens.
"Levantando-se de madrugada, sendo ainda muito escuro, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava" (Mar. 1:35). Este é o Senhor como o sacrifício da manhã, o sacrifício exclusivo para o Pai. "Mas muitos os viram ir, e lhe reconheceram; e muitos foram para lá a pé de todas as cidades, e chegaram antes que eles, e se juntaram a ele. E saiu Jesus e viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não tinham pastor; e começou a lhes ensinar muitas coisas" (Mar. 6:33-36). Aqui o Senhor está servindo ao povo; aqui ele é o sacrifício da tarde.
Avançamos pelo livro de Marcos até o final, e vamos ver que o sacrifício do Senhor foi consumado às três da tarde, na cruz, pelos pecados de todos nós. Esse é o ministério de Cristo.
Nós precisamos cumprir o ministério de Cristo. E Paulo diz que para cumprir o ministério de Cristo, devemos cumprir o que resta das aflições de Cristo por seu corpo que é a igreja. Precisamos cumprir o que resta das aflições de Cristo por seu corpo que é a igreja. Somos chamados para isso.
Damos graças a Deus. Temos que fazer como fazia o apóstolo Paulo. Ele disse: 'Regozijo-me agora no que padeço por vós. Este sacrifício não é pesado, faço-o com regozijo'. Ele diz: "Mas de nenhuma coisa faço caso, nem estimo preciosa a minha vida para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira com gozo, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" (At. 20:24).
Para que se cumpra isto, devemos sacrificar as nossas vidas. A palavra de Deus diz que Cristo morreu por nós, e nós também morremos com ele, para que não vivamos mais para nós mesmos, mas sim para aquele que morreu por nós.
O ministério é um sacrifício de amor
O ministério é um sacrifício de amor. Os irmãos mais antigos em Curitiba contam que um dia veio um ancião à frente, arrastando os seus pés, muito devagar, e disse somente uma palavra. 'Irmãos, eu quero dizer algo. Quero dizer o que é o amor: O amor é sacrificial'.
Deus provou o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. O amor sacrificial não faz acepção de pessoas. Se nós tivermos esse amor, veremos realmente à igreja crescendo, veremos a igreja sendo edificada. E o Senhor vai ter a sua igreja gloriosa, porque a igreja gloriosa não é um grande espetáculo, mas sim a simplicidade que há em Cristo Jesus. Porque o apóstolo Paulo diz: 'Eu temo que assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, também vocês sejam enganados e se apartem da simplicidade que há em Cristo'.
No passado, a igreja se apartou da simplicidade que há em Cristo e perdeu a acessibilidade a Deus, perdeu o acesso a Deus. Então surgiu uma classe mediadora. Agora a igreja já não tem acesso a Deus, porque perdeu a simplicidade que há em Cristo. A simplicidade que há em Cristo nos mostra que Deus é acessível, tanto que ele pôs no meio do jardim a árvore da vida, porque ele queria ser acessível, ele queria que você entrasse nele e ele entrasse em você.
Quando comesse da árvore da vida, Cristo entraria em Adão. Então o propósito de Deus seria levado adiante. Mas Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, e parece que tudo fracassou. Mas graças a Deus, ele não fracassa. Deus enviou o seu Filho, e o propósito eterno foi cumprido. Só quando Deus vai a Cristo, ele vê tudo completo, tudo restaurado. Tudo está em sua plenitude, e o Pai está contente.
Cristo viu o trabalho da sua alma. Qual é o trabalho de sua alma? Você, irmão. "Verá o fruto da aflição da sua alma, e ficará satisfeito". Devemos agradecer ao Senhor, porque agora ele está restaurando a visão, a acessibilidade a Deus. Já não há uma classe mediadora, já não há nicolaítas. Há o corpo de Cristo, a igreja, os santos. Aleluia!
Podemos vê-lo aqui em Efésios. Creio que o Senhor está dizendo tudo isto para nós, para despertar o nosso coração. O ministério dos santos pelo amor sacrificial.
"...conforme o propósito eterno que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, em quem temos segurança e acesso..." (Ef. 3:11-12). Acesso! Não existe ninguém sobre nós que não seja Cristo, a cabeça da igreja. Por ele temos acesso ao Pai! Aleluia! Todos nós somos seus filhos. Graças a Deus por esta obra maravilhosa!
"...em quem temos segurança e acesso com confiança...". O menor de nós pode ter acesso com confiança, por nossa fé nele. Aleluia! O Senhor não vai dizer: 'Fica de lado, garotinho; você é muito pequeno para estar aqui'. Não. Temos entrada, acesso, com confiança, por nossa fé em Cristo Jesus. Gloria ao Senhor Jesus Cristo!
Hebreus 10:19-20: "Assim, irmãos, tendo liberdade para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus Cristo, pelo caminho novo e vivo que ele nos inaugurou através do véu, isto é, da sua carne...".
Temos liberdade. "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". E a verdade é esta: Que nós temos acesso ao Pai por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. Esta é a verdade que precisamos saber. Já não necessitamos que alguém interceda por nós. Cristo é o caminho novo e vivo; Cristo é a escada rolante.
Você sabe que, quando vai por um caminho, você tem que caminhar. Mas, no caminho de Deus, quem caminha é o caminho, porque é o 'caminho vivo'. Você só precisa pôr o seu pé nele pela fé, e então terá acesso ao Pai, vai chegar ao Lugar Santíssimo. Graças a Deus! O caminho é que caminha. Não é o homem o caminho, nem é o homem quem vai dirigindo os seus passos. Não. Agora temos um caminho novo e vivo, e é o caminho que avança. Graças a Deus pelo caminho vivo! Podemos entrar em Deus pelo caminho vivo.
Jesus Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". Se você se esforçar não haverá proveito. Talvez você esteja fazendo uma boa carreira, fazendo exercício, para aproximar-se de Deus. Não, deve crer, e tomar o caminho vivo. O caminho vivo te levará ao Pai. Ele é o sacrifício da manhã. Gloria ao Senhor Jesus Cristo!
O evangelho de Marcos fala do sacrifício de Jesus, do sacrifício da manhã e o da tarde. O irmão Christian Chen resumiu o evangelho de Marcos em uma pequena parábola, uma história. Penso que talvez seja real. Ele diz que no império romano existia uma moeda que, por um lado, tinha um boi arando, e do outro lado tinha um altar. O boi estava no altar ou o boi estava arando. Esse é o ministério do Senhor Jesus: Ou está no altar, exclusivamente para o Pai, ou está no campo, arando. Ou está servindo a Deus, ou está servindo aos homens.
Por que ele foi servo dos homens? Porque nos considerou superiores a ele mesmo. O apóstolo Paulo deu um conselho aos filipenses: "Nada façais por contenda ou por vangloria; antes com humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Flp. 2:3). Gloria ao Senhor! Que maravilha!
No Brasil há um movimento que considera uns superiores aos outros. Ali, você tem que ter a alguém que é superior a você. Mas não é isso o que a Bíblia diz: 'Considere os outros superiores a ti mesmo'. Não é necessário uma cadeia de mando na igreja. Esse não é o princípio de Deus; esse é o princípio dos homens.
O Senhor sabia que isto ia ocorrer. Então, olhou para os apóstolos, e lhes disse: "Entre vós não será dessa forma. Aquele que quiser ser o maior, seja o servo de todos". É isso o que o Senhor nos diz. Não vamos praticar outra coisa, a não ser a verdade da vida do Senhor Jesus. Esse é o ministério de Cristo.
O Senhor Jesus deu um mandamento aos discípulos. João 13:34-35. "Um mandamento novo vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos tenho amado, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiveres amor uns pelos outros".
Por que o Senhor falou de um novo mandamento? Quantos são os mandamentos que o Senhor escreveu no monte Sinai com o seu dedo, com fogo? Diz Deuteronômio que para eles veio o fogo da lei. Mas agora o Senhor Jesus disse: "Um mandamento novo vos dou". Esse novo mandamento custou um preço, porque foi escrito com o seu sangue.
O Senhor escreveu um novo mandamento com o seu próprio sangue. Por isso ele tem autoridade para estabelecê-lo. Ele não estabeleceria um novo mandamento se a sua vida não estivesse comprometida. Ele comprometeu o seu sangue. Então, ele pode escrever o mandamento novo. Graças a Deus!
O Senhor nos compungiu com o seu amor. Não podemos nos lembrar do seu sacrifício sem nos comover, porque o Senhor nos amou sendo nós pecadores. Ele tomou o vil deste mundo e quando vamos a Apocalipse, vemos ali a igreja gloriosa, a propriedade de Deus, sem mancha, completamente glorificada. Graças a Deus!
Não temos nenhum motivo para nos considerar superiores a outros, ou querer ser melhores que os outros. Jesus disse: "Amai aos vossos inimigos, bendizei aos que vos maldizem ... orai pelos que vos ultrajam e vos perseguem ... Sede, pois, vós perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito".
Uma igreja modelo
Eu gostaria de mostrar uma igreja que praticou o sacrifício da manhã e o sacrifício da tarde: "Do mesmo modo, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia; que em grande prova de tribulação, a abundância do vosso gozo e a vossa profunda pobreza abundaram em riquezas da vossa generosidade. Pois dou testemunho de que com agrado deram conforme as vossas forças, e até além de vossas forças, nos pedindo com muitos rogos que lhes concedêssemos o privilégio de participar deste serviço para com os santos. E não como o esperávamos, mas sim a si mesmos se deram primeiro ao Senhor, e depois a nós pela vontade de Deus" (2ª Cor. 8:1-5).
Se estivermos na presença de Deus, quando nos damos ao Senhor, conheceremos a vontade de Deus, e conhecendo a vontade de Deus, vamos dar aos outros. Pela vontade de Deus, esse é o ministério de Cristo, é a operação do ministério de Cristo.
O Senhor não desperdiça nada, ele não faz nada fora do tempo, não faz as coisas adiantadas nem atrasadas; ele faz conforme à vontade de Deus. Quando Paulo escreve aos Efésios, ele diz que Deus faz tudo conforme o conselho da sua vontade. Então, em nós também, ao conhecer a cruz de Cristo, vai operar o ministério de Cristo. Então nós estaremos completos na vontade de Deus.
Sem a vontade de Deus não podemos servir. Não podemos servir por nossa própria conta. Precisamos estar no conselho de Deus; precisamos estar no sacrifício da manhã e no sacrifício da tarde. Precisamos nos gastar pelo Senhor.
Por quem nasceu a igreja da Macedônia? Pelo apóstolo Paulo? Por Pedro, Tiago, João ou Barnabé? Não. Surgiu pelo ministério dos santos.
"Damos sempre graças a Deus por todos vós, fazendo memória de vós em nossas orações, lembrando-nos sem cessar diante de Deus e nosso Pai da obra da vossa fé, do trabalho do vosso amor e da vossa perseverança na esperança em nosso Senhor Jesus Cristo ... E vós viestes a ser imitadores de nós e do Senhor ... de tal maneira que fostes exemplo a todos os da Macedônia e da Acaia que creram. Porque partindo de vós foi divulgada a palavra do Senhor, não só na Macedônia e Acaia, mas também em todo lugar a vossa fé em Deus se estendeu, de modo que nós não temos necessidade de falar nada" (1ª Tessalonicenses 1:2-8).
Por quem chegou a palavra a Macedônia? Em 2ª Coríntios vemos a igreja na Macedônia, uma igreja rica. Paulo diz que eles se deram primeiro ao Senhor. "E depois, a nós, pela vontade de Deus". Uma igreja que conhecia o ministério dos santos e praticava o ministério dos santos. Mas, por quem entrou a palavra lá? O apóstolo Paulo nos diz que foi pelos da Tessalônica.
O apóstolo Paulo ficou muito pouco tempo na igreja de Tessalônica. É como se ele tivesse que desmamar logo a essa igreja. E ele partiu. E nós vemos como esses irmãos praticaram a fé e o amor, e a pregação do evangelho. Esse é o ministério dos santos: o sacrifício de amor, o testemunho do evangelho.
Um chamado para oferecer a vida
Creio que é suficiente o que o Senhor nos deu como encargo. Mas devemos ser como Daniel. Daniel foi muito jovem para a Babilônia. Ele era um homem consagrado a Deus. Em sua juventude, ele não gastou a sua vida nas coisas do mundo. Quando foi para a Babilônia, o seu coração estava em Jerusalém, o seu coração estava no altar. Ele gastou toda a sua vida esperando o dia de voltar para Jerusalém. E dizia: "Se me esquecer de ti, OH Jerusalém, perca a minha mão direita a sua destreza. A minha língua se apegue ao meu paladar, se de ti não me lembrar; se não enaltecer a Jerusalém como preferencial assunto da minha alegria" (Salmo 137:5-6).
Os que amam a igreja não vão esquecer de dar as suas vidas, gastar as suas vidas como sacrifício para que Jerusalém, para que a igreja, o corpo de Cristo, seja edificado, para a glória do Senhor. Não esqueça: "...tudo suporto por amor dos escolhidos". Amém.


PELOS VÍNCULOS DO CALVÁRIOI

1 comentários:

Querido Pastor.
Que revelação maravilhosa!
Pela manhã buscar uma intimidade com o Pai.
A tarde servi aos homens.
Jesus é a escada rolante.
O Senhor é quem dirige os passos do homem:
Como poderá o homem compreender seu caminho? Pv:20:24.
Jesus está operando por trás dos bastidores para o nosso bem.
Estamos com saudades.
Beijosss!!

Postar um comentário