A PASTORAL DO MEDO

Há um bom motivo pelo qual o alarmismo é contagioso e irresistível, e se espalha como a peste pelas veias da internet; há um motivo pelo qual os pregadores invariavelmente demonizam seus adversários, e afirmam haver gigantes insaciáveis onde ficará demonstrado haver moinhos de vento: semear o medo torna as pessoas vulneráveis, e gente vulnerável pode ser manipulada...

Leia mais

VOCÊ SABIA?!

Você sabia que foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos? Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a conversão de Constantino?...

Leia mais

PROJETO VALEU PRA VIDA

O Projeto Valeu Pra Vida é um sonho se materializando fundamentado no AMOR 'a Deus e ao ser humano, que buscar atender o cidadão em sua totalidade, corpo-alma-espírito, trabalhando para a sua plena integração com ser e na inter-relação com o outro, seu ambiente social e familiar. É a busca do encontro com Deus, consigo mesmo e com o próximo, viabilizando assim oportunidades Sociais, psicológicas e espirituais...

Leia mais

Midias sociais

Busca

sábado, 31 de julho de 2010

A Tragédia da Incredulidade.. Parte I

.."Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: principais do povo, e vós, anciãos de Israel.Visto que hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um homem enfermo e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todo, e de todo povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós"..(At.4.8-10)

Antes de começar a considerar essa declaração de Pedro, é obviamente importante que tenhamos em mente o seu contexto. Fomos informados no capitulo anteriior sobre um notável incidente ocorrido em Jerusalém. Era tarde, " a hora da oração", o apóstolo Pedro e João, estavam indo ao templo para orar. Quando estavam entrando pela porta do templo chamada formosa, passaram por um homem que estava sentado no chão, um homem que tinha nascido coxo. Seus amigos e parentes costumavam carregá-los para lá todos os dias, e o punham sentado no pavimento, onde ele ficava pedindo esmolas ás pessoas que iam entrando no templo. Ele era simplesmente um pobre mendigo. O mundo não podia fazer nada por ele, pelo que o deixava ali, e ele estendia o seu boné na esperança que as pessoas deixassem cair moedas nele.
Quando o homem viu Pedro e João,pediu-lhes esmola, mas então aconteceu algo. Lucas escreve: "Pedro com João fitando os olhos nele, disse: olha para nós.E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa"(At.3:4-5).
Então Pedro disse aquelas palavras imortais: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda, e tomando-o pela mão direita o levantou, logo seus pés e artelhos se firmaram, e saltando entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
O resultado foi que se juntou grande multidão. Sempre que acontece uma coisa como essa, voce tem uma multidão! Muitos vieram ver o que tinha acontecido, e viram o homem que eles conheciam muito bem, agora, andando, saltando e louvando a Deus----um homem que nunca tinha andado em sua vida. Então olharam para os homens que tinham feito aquilo, e quando Pedro os viu cheio de pasmo e assombro, começou a pregar para eles.
Chegamos agora ao que resultou desses eventos. Pedro tinha pregado e tinha explicado o que tinha acontecido, porém o efeito desse milagre e da pregação sobre os sacerdotes, os saduceus, e o capitão do templo, foi que eles o prenderam Pedro e João e os levaram a julgamento. E nos doze versículos iniciais do capítulo 4 temos um relato do que eles fizeram com os dois apóstolos, do que eles disseram e do que Pedro lhes disse em resposta. Temos aqui uma descrição da primeira perseguição sofrida pela igreja cristã, uma perseguição que se levantou porque as autoridades rejeitaram a mensagem do evangelho.
Bem, isso é muito importante, mesmo quando considerado meramente como história. É a primeira perseguição que lhe dá esse tremendo significado, porque, como desejo mostrar-lhe ela tem todas as caracteristicas de todas as perseguições subsequentes. A perseguição sempre surge em consequência da incredulidade, e aqui, em atos, capítulo 4, vemos uma rejeição do evangelho----------incredulidade. Chamo a atenção para isso porquanto o que está registrado nessa passagem explica com precisão a incredulidade que marca tão fortemente a época atual.
certamente uma coisa espantosa nessa hostilidade feita a Pedro e João, especilamente quando visto em seu contexto, vindo, com vem, tão puco tempo depois do evento do grande dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja. Não seria espantoso alguém poder reagir a esses eventos da forma como essas pessoas reagiram? No entanto, continua sendo essa reação quanto a todos os que não são cristão, os que ainda não crêm.
Ma, naturalmente, devemos dar-nos conta que noutro sentido esse incredulidade não é nem um pouco espantosa. Pois o que aconteceu aqui com esses apóstolos foi simplesmente uma repetição do que tinha acontecido com o nosso bendito Senhor. Se voces lerem os quatro evangelhos verão sempre as mesmas reações espantosas.Olhamos para o filho de DEUS, VEMOS O QUE ELE FEZ, OUVIMOS O QUE ELE DISSE, E,TODAVIA,VÊEM a antipatia que Ele provocou--a oposição, a mordacidade e a rejeição. E o fim de tudo foi que os líderes e a multidão se juntaram para gritar:"Fora com Ele! Crucifica-O!", e O mataram, fizeram isso com le, e Ele profetizou em João, capítulo 15 que esse seria o quinhão de todos o seus seguidores___e isso aconteceu com eles. Aconteceu aqui, logo no princípio.Não há nada de novo acerca da incredulidade,ela é tão velha como a pregação do evangelho. Os homens e as mulheres de hoje são fátuos quando dizem que é moderno rejeitar o evangelho. É velho, é realmente antigo!
A ideía que devemos ficar decepcionados quando as pessoas não creem no evangelho, de que devemos achar que algo está errado, é completamente equivocada. A idéia de que o evangelho é uma mensagem que só tem que atrair os homens e as mulheres é totalmente errada. Por natureza, as pessoas sempre o odeiam e o rejeitam. Ma, ao fazerem isso, não percebem que estão comprovando a veracidade do evangelho e da predição feita pelo nosso Senhor. E a tragédia é que o mundo não percebe que, rejeitando essa mensagem, está rejeitando a única coisa que pode salvá-lo.
Digo que só há uma coisa que pode muito bem tocar no problemas da raça humana__é este evangelho. No entanto, é justamente a esse evangelho que as pessoas se opõe militantemente, é o que elas ridicularizam. O mundo está recusando a única coisa que pode conservá-lo, e isto se aplica tanto aos indivíduos como também as instituições.
Se há problema em sua vida; se voce se sente em pedaços e vê que todas as suas expectativ as são frustradas, se acha que em de sua vida uma confusão e que você é um fracasso__então eu o concito: considera isso com todo o seu ser. Peça ao Espirito que o habilite a ouvir mais intensamente do que nunca. Aqui está uma coisa que pode endireitar você.

pelos vínculos do calvário

ricardo brunet

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Hipocrisia da Religião Hipócrita

Hipocrisia !

O problema básico do hipócrita é que ele não quer cura, e, muito menos, admitir que é doente. Então, ele abre um hospital para os doentes que eles elegeram como seus discípulos. E, esses coitados discípulos, pelo convívio com esses médicos-de-si-mesmos, acabam adoecendo.

Você é hipócrita quando esconde as suas incoerências; e, então, oferece a si mesmo como referencia de saúde para todos. O hipócrita, portanto, é descrito de modo perfeito em Mateus 23.

"Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Mestre.
Ai de vós, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um partidário; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? E quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei; a saber: a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer. Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas"

Veja que todas as ênfases de Jesus resumem-se há apenas algumas coisas:
1. Tentar parecer ser o que se não é.
2. Impor a aparência exterior como paradigma para os demais.
3. Viver da arrogância de clonar o ser do outro conforme a nossa própria e falsa aparência.
4. Privilegiar as performances visíveis aos olhos, detendo a verdade que existe no ser.
5. Usar o poder da religião, ou da moral, ou da ética, ou das etiquetas, como instrumento de poder e opressão sobre os que procuram ajuda.
6. Oferecer-se como representante de Deus entre os homens.
7. Criar um sistema de aferimento espiritual baseado na reverencia concedida a si mesmo.
8. Afirmar-se com guia do próximo, sendo que o coração sabe que para dentro não se enxerga nada além de podridão.
9. Manipular o saber religioso e fazer dele uma adaptação que justifique as conveniências da própria doença; enquanto se masturba ante a submissão do próximo diante dele.
10. Transformar a própria arrogância em missão; daí o percorrerem os mares a fim de piorar os seres humanos, ensinando-os a praticarem as obras que um pagão não realiza: pregar a verdade de Deus como opressão e controle.

Todo hipócrita é inseguro. O que habita a hipocrisia é a insegurança que se transformou em maldade. O ser inseguro pode se transformar num ser mal, se a sua insegurança se deixar possuir pela ânsia de poder sobre o próximo. Todo hipócrita é invejoso. Todo hipócrita é cínico. Todo hipócrita não se enxerga. Todo hipócrita não tem outro mundo se não o exterior. Hipócritas não confessam pecados. Hipócritas só chamam de pecado aquilo que pode ser verificável pelos olhos da carne. Daí o hipócrita sofrer seu próprio erro como castigo. Ele é um inseguro que ao invés de confessar sua insegurança, e suas próprias incoerências, transforma-as em instrumento de dominação sobre o próximo.
O hipócrita é o cara que quer todo mundo tão raso, tão exteriorizado, e tão doentemente sadio quanto miseravelmente doente ele é. O hipócrita não é quem peca e se sabe pecador. O hipócrita é aquele que acaba se convencendo acerca da mentira de que ele próprio não peca.
O Hipócrita se sente ofendido pela Graça de Deus.

Ao invés de se calar ante suas própria incoerências, afirme o amor de Jesus baseado nelas próprias.
E não ponha sobre os homens os pesos que você mesmo sabe que ninguém consegue carregar. Anuncie a Palavra para você mesmo, e, como decorrência, para quem quiser ouvir. Mas deixe uma coisa bem clara: a Palavra é, sobretudo, para você; por isto é que você a prega. Quanto ao mais, Jesus nos ensinou o caminho da cura para hipocrisia.

Leia:
"Vós, porém, não queirais ser chamados de Mestre; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Esta é a Palavra que cura a hipocrisia. Nela está a nossa libertação".

pelos vínculos do calvário

sábado, 24 de julho de 2010

Uma Visão

....A Morte que Nos Traz Vida..

..A palavra profética convoca incessantemente a igreja de volta 'a pureza do evangelho e ao escândalo da cruz. Em suas numerosas cartas,Paulo reforça que seguir a Jesus é tomar a estrada principal até ao calvário. Entulhando as laterais da estrada para o Calvário, jazem os esqueletos de nossos egos, os cadáveres de nossas fantasias de controle e os estilhaços de justiça-própria, espiritualidade auto-indulgente e ausência de liberdade.
A maior carência de nosso tempo é por uma igreja que se torne o que a igreja raramente tem sido: O corpo de Cristo com o rosto voltado para o perdido e o achado, amando uns aos outros, independente de religião ou cultura, derramando-se numa vida de serviço, oferecendo esperança a um mundo aterrorizado e apresentando-se com alternativa jenuina ao que se passa hoje. "A igreja digna desse nome é um grupo de pessoas na qual o amor de Deus se manifesta no dia a dia eme entre cada um que compôe essa grande família.
Anseio por compaixão numa igreja sem ostentação, que acene gentilmente para que o mundo venha e desfrute da paz e da unidade que possuimos devido a presença do Espírito Santo em nosso meio. A cruz é a expressão última do amor de Deus pelo mundo. É a igreja do Cristo crucificado e ressurreto apenas aquela que trás sobre si a marca da cruz, apenas quando está voltada para fora de si e percorre com Ele o caminho da cruz.
Quando se volta para dentro em disputas internas e discordâncias teológicas , a igreja perde sua identidade e sua missão..No séc.XXI, o que separa os comprometidos dos não comprometidos é a profundidade e a qualidade do amor por Jesus e de uns para com os outros.
Encontremos-nos não no caminho do poder, mas no caminho da renúncia ao poder, não nmo caminho do sucesso, mas no caminho do serviço, não no caminho largo do louvor, mas no caminho estreito do ridículo e da rejeição. Ser disciípulo é ser como Cristo, perder a vida para que de algum modo se possa ganhá-la..O discípulo de Cristo deve pregar não apenas um Deus crucificado, mas homens e mulheres crucificados também. "Mas longe esteja de mim gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo"(Gál.6:14). NAO HÁ DISCÍPULO SEM CRUZ!!! Não há seguidor de Jesus se vivo com Ele em Belém e Nazaré, e não no Getsêmani e no Calvário.
Bem, quando vemos a Cristo em uma revelaçao única, primeira, sincera, forte e ´seria, imediatamente entramos na igreja, a qual é o seu corpo , de forma que morremos para nós mesmos e agora vivemos para o Rei e para servir uns aos outros..

pelos vínculos do calvário

quarta-feira, 21 de julho de 2010

RETORNANDO

Ola, amigos do esquina do amor, depois de uma pequena temporada, estou aqui de volta postando artigos e conteúdo que nos edificam.
Por um tempo estive focado na questão da qual trabalho que é a prevenção a dependência química e álcool, estive escrevendo cartilhas sobre o tema DROGAS, fato esse que muito tempo tem me tomado, entretanto, estou livre a partir de então e retorno ao meu lugar de convívio...
Obrigado por aqueles que estão sempre me lembrando ao retorno das postagens e todos que tem sido edificados com nossas leituras..
pelos vínculos do calvário

ricardo brunet