A PASTORAL DO MEDO

Há um bom motivo pelo qual o alarmismo é contagioso e irresistível, e se espalha como a peste pelas veias da internet; há um motivo pelo qual os pregadores invariavelmente demonizam seus adversários, e afirmam haver gigantes insaciáveis onde ficará demonstrado haver moinhos de vento: semear o medo torna as pessoas vulneráveis, e gente vulnerável pode ser manipulada...

Leia mais

VOCÊ SABIA?!

Você sabia que foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos? Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a conversão de Constantino?...

Leia mais

PROJETO VALEU PRA VIDA

O Projeto Valeu Pra Vida é um sonho se materializando fundamentado no AMOR 'a Deus e ao ser humano, que buscar atender o cidadão em sua totalidade, corpo-alma-espírito, trabalhando para a sua plena integração com ser e na inter-relação com o outro, seu ambiente social e familiar. É a busca do encontro com Deus, consigo mesmo e com o próximo, viabilizando assim oportunidades Sociais, psicológicas e espirituais...

Leia mais

Midias sociais

Busca

quarta-feira, 24 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE O AMOR

Texto maravilhoso enviado por meu amigo e irmão Amaury Pinto... Muito lindo o conteúdo e a mensagem...

Amigos, Vejam o vídeo com calma. http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte .....Viram?
Este sistema "produtivo" é maligno, burro, destituído de AMOR, extremamente egoista e está com seus dias contados. Quem fará esta virada? Eu, minha família, vc, sua família, seus amigos, seus vizinhos... Se for diferente, estamos condenados. Evangelho é Boas Novas, para tal inclui ação! Quem será o instrumento para a aplicação das boas notícias? "- DEUS é amor, e quem permanece no amor permanece em DEUS e DEUS nele" São João = O que vencerá é o AMOR e se DEUS é AMOR, o AMOR é uma pessoa, que sente e se expressa e se manifesta através de SEUS FILHOS, todos em comunhão com o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO. Comunhão => A definição da palavra comunhão é bastante intuitiva, uma vez que se deriva da palavra "comum". Ter comunhão é, simplesmente, ter coisas em comum. Duro o que vou falar, mas religião, assim como drogas, matam e fazem parte deste mesmo sistema (de uma forma bem disfarçada). Tudo que oprime o homem não é oriundo do AMOR! Quem é a figura existente no universo que é incapaz de amar e oprime a humanidade? É bom e necessário que se diga que sua cabeça está esmagada. Pense nisso! Eu e minha família começamos a fazer a nossa parte, com calma, PAZ e diariamente. Com respeito e esperança,

Amaury Pinto

sábado, 20 de junho de 2009

UM SANTO CHAMADO....SERVIR

....fomos chamados para sermos servos entre servos....só isso....


É natural ao coração humano a busca de conforto, status, poder e tudo quanto vem agregado a estas realidades. Tiago, João e sua mãe foram até Jesus solicitar tais privilégios na consumação do reino de Deus. Jesus não disse nem que sim, nem que não, mas aproveitou para reforçar que o reino de Deus é reino de servos e, portanto, os servos são os verdadeiros governantes do mundo. No reino de Deus, o privilégio e o ônus de governar não é das “pessoas importantes”, mas dos servos, até porque, governar é servir. No reino de Deus, a maneira de governar não é exercendo domínio sobre os governados, mas servindo os governados, até porque, governar é servir. Na lógica do reino de Deus, o oposto também é verdadeiro: servir é governar.
Para servir é necessário sair da zona de conforto, isto é, fazer o indesejado, dedicar tempo para tarefas pouco atraentes, assumir responsabilidades desprezadas pela maioria, fazer “o trabalho sujo”, enfim fazer o que ninguém gosta de fazer. Para servir é necessário vencer o orgulho, isto é, se dispor a ser tratado como escravo, ter os direitos negligenciados, ser desprestigiado, sofrer injustiças, conviver com quase nenhum reconhecimento, enfim, não se deixar diminuir pela maneira como as pessoas tratam os que consideram em posição inferior. Para servir é necessário abrir mão dos próprios interesses, isto é, pensar no outro em primeiro lugar, ocupar-se mais em dar do que em receber, calar primeiro, perdoar sempre, sempre pedir perdão, enfim, fazer o possível para que os outros sejam beneficiados ainda que às custas de prejuízos e danos pessoais.
Não é por menos que em qualquer sociedade humana existem mais clientes do que servos. Servir não é privilégio de muitos. Servir é para gente grande. Servir é para gente que conhece a si mesma, e está segura de sua identidade, a tal ponto que nada nem ninguém o diminui. Servir é para gente que conhece o coração das gentes, de tal maneira que nada nem ninguém causa decepção suficiente para que o serviço seja abandonado. Servir é para quem conhece o amor, de tal maneira que desconhece preço elevado demais para que possa continuar servindo. Servir é para quem conhece o fim a que se pode chegar servindo e amando, de tal maneira que não é motivado pelo reconhecimento, a gratidão ou a recompensa, mas pelo próprio privilégio de servir. Servir é para gente parecida com Jesus. Servir é para muito pouca gente.
A comunidade cristã – a Igreja, pode e deve ser vista, portanto, como uma escola de servos. Uma escola onde aprendemos que somos portadores do dom de Deus, dignidade que ninguém nos pode tirar. Uma escola onde aprendemos que, por mais desfigurado que esteja, todo ser humano carrega a imagem de Deus. Uma escola onde aprendemos a amar, e descobrimos que, se “não existe amor sem dor”, jamais se ama em vão. Uma escola onde aprendemos que “mais bem aventurada coisa é dar do que receber”.
Servir é mesmo privilégio de poucos. De minha parte, preferiria ser servido. Mas aí teria de abrir de mão do reino de Deus. Teria de abrir mão de desfrutar do melhor de mim mesmo. Teria de abrir mão de você. Definitivamente, me custaria muito caro. Nesse caso, continuo na escola.

Gostei muito do texto simples e maravilhoso!!!

pelos vínculos do calvário

René Kivtz

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Igreja Nos Lares

IGREJA NOS LARES, NÃO COMO MÉTODO MAS COMO ESTILO DE VIDA

18 de Dezembro de 2008

Pr. João A. de Souza Filho


Introdução.

Sempre que este tema é apresentado ou discutido a idéia que vem à mente das pessoas é que a igreja nos lares é apenas um adendo ou uma estrutura funcional que auxilia a igreja – e aqui me refiro a igreja como organização – em sua missão na terra. Sim, porque a idéia de templo como local de reunião, seja um galpão, um salão ou uma construção especialmente feita para a reunião dos irmãos obscurece o valor do lar e o arremete a um segundo ou terceiro plano. Neste estudo abordaremos a igreja como reunião no lar à luz do Israel do AT, da prática de igreja nos dois primeiros séculos e o lugar que tiveram os lares ou as casas ao longo da história.
Os pontos em negrito indicam que o autor precisaria explanar e esclarecer melhor.

I. A vida religiosa de Israel no Antigo Testamento.

A tradição cristã nos legou um conceito de igreja ou de templo sempre ligado a prédios ou santuários como lugares de encontro do povo e da adoração a Deus. A igreja virou sinônimo de prédio. O templo, lugar de adoração. “Vamos nos encontrar às 15 h em frente da igreja”, e na realidade o ponto de encontro é um prédio em algum lugar da cidade. Os cristãos e as pessoas que evangelizamos e que vêm de uma tradição cristã não conseguem conceber uma igreja sem prédios, encontrando-se em lares, praças, bosques e praias, porque a mentalidade ocidental inculcou na nossa cultura que para se adorar a Deus ou se reunir com os irmãos faz-se necessário comparecer a um templo ou santuário. É neste sentido que afirmo que culturalmente a idéia de igreja reunindo-se nos lares tem de ser novamente re-conceituada e re-ensinada, porque o que se ouve e o que se ensina é que a igreja nos lares é um método a mais na estratégia de evangelização, quando na realidade ela é a razão da existência da igreja.
Tomemos como exemplo a “igreja” do AT, isto é, a nação de Israel. Havia um tabernáculo no deserto que depois esteve em Gilgal, Betel, Siló, só para citar essas localidades e depois Jerusalém. O tabernáculo foi substituído pelo templo de Salomão e é a partir daí que os cristãos enxergam o templo como local de adoração. O templo do AT é assunto que deve ser tratado à parte.
O que quero afirmar é que o povo tinha o compromisso de ir a Jerusalém para cultuar como nação três vezes ao ano – mas nem todos tinham condições de ir até lá. Isto quer dizer que os encontros em Jerusalém para celebrar a Páscoa, a Expiação eram mais para manter a unidade religiosa da nação do que como meio de culto a Deus, porque a vida religiosa de Israel era diária, semanal e mensal nas casas, ou nas famílias. Jerusalém era apenas um centro de referência religiosa e governamental, porque o culto a Deus, a oração, a leitura da Lei e a guarda dos preceitos eram feita nos lares. Portanto, a vida religiosa do povo de Deus não ficava restrita a um local, mas ao lar de cada israelita.
Mais tarde as sinagogas – que alguns afirmam haver surgido na época do desterro – constituíam-se locais de encontros aos sábados para a leitura da lei e para as orações. Havia várias sinagogas numa mesma cidade, graças ao esforço benemérito de alguém mais abastado que edificava ou separava um local para a leitura da lei. Mas, as sinagogas eram limitadas praticamente ao dia de descanso, ou Sábado para a leitura da lei.
Neste sentido não quero ser prolixo porque entendo que meus leitores conhecem bem o funcionamento da vida espiritual do povo de Deus no Antigo Testamento.

II. A vida religiosa do Novo Testamento (a transição sinagoga/igreja) nos dias apostólicos.

Certos textos bíblicos, quando mal explanados podem dar uma idéia errada do templo dos dias do Novo Testamento como se este fosse um local onde todo o povo entrava para adorar a Deus. Exemplo disto é Atos 2.46: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração...”. Muitos irmãos por terem um conceito errado de templo acreditam que os primeiros cristãos se reuniam no templo de Jerusalém, e esquecem que, tanto no templo do AT como do NT só entravam dentro dele os sacerdotes para realizar os ofícios sagrados. Nem todo levita ou sacerdote entrava ali, a menos que estivesse escalado, isto é, que seu turno o obrigasse a entrar no santuário para oferecer as oferendas.
Culturalmente o povo se reunia no templo, como nos reunimos na praça central da cidade, porque ao redor do templo funcionava não apenas a vida religiosa do povo, mas o comércio, a venda de verduras, peixes, animais para o sacrifício, etc. Um cidadão residente em Dã, vendia lá seu cordeiro que queria ofertar em sacrifício para comprar outro em Jerusalém – no templo! Jesus não condenou a vendagem de material, ele condenou os que faziam do lugar um comércio lucrativo, pois o israelita com o preço da venda em Dã não conseguia comprar um casal de pombos em Jerusalém tal a ganância dos mercadores.
E como havia pátios especiais para orações, os irmãos da emergente igreja para lá se dirigiam a fim de orar, como Pedro e João, no episódio de Atos 3 que foram ao templo para a oração das 15 horas. A vida religiosa, no entanto, continuava fora do templo, nas vilas e cidades de toda a nação.
Deus parece deixar bem claro que o verdadeiro templo é formado de pessoas e não de tijolos. Nos dias de Jeremias o povo zombava do profeta argumentando que Deus não destruiria o lugar de sua habitação, o templo e por isso diziam, “templo do Senhor! Templo do Senhor!”, como a dizer que Deus não permitira que o templo, local de sua habitação fosse destruído. Jeremias os advertia: “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este” (Jr 7.4) e Deus lhes dizia: “farei também a esta casa que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós outros e a vossos pais, como fiz a Silo” (Jr 7.14). O povo tinha a idéia de que em tempos de guerra podia se refugiar no templo e dizer: “estamos salvos” (7.10). Mas, Deus lhes tirou toda esperança e lhes dizia: “Vão a Siló, o primeiro lugar que escolhi para nele ser adorado, e vejam o que eu fiz ali por causa da maldade de Israel, o meu povo” (v 10).
E foi assim que Jesus profetizou a destruição do templo de Jerusalém que ocorreu no ano 70 da era cristã. Depois que o templo foi totalmente destruído e queimado pela ocupação romana o povo judeu continuou com sua vida religiosa, porque, na realidade, culturalmente as famílias tinham uma vida religiosa centrada no lar e não num lugar. Desta maneira cresceu a igreja, reunindo-se em casas e locais diversos, às vezes vários grupos de irmãos numa mesma cidade em locais separados, porque a essência da vida cristã não se resumia a um local, mas ao lar.
Porque Deus não precisa de templos materiais, de locais fixos para ser adorado; (lembra-se do que ele disse à mulher samaritana sobre a verdadeira adoração?) o templo, na realidade é uma figura do verdadeiro templo – o conjunto de pessoas que formam seu santuário. O templo de Salomão aponta escatologicamente para a Igreja, o templo de Deus, sua casa de oração. A casa de oração para todos os povos é a igreja!
Por mais de trezentos anos, desde seu início até a época de Constantino a igreja se reunia em casas sem precisar de um local chamado de templo ou santuário. As casas eram adaptadas para a reunião da família de Deus.

III. A igreja subsistiu na história nas casas e lares dos fieis.

A fé e os valores cristãos foram preservados nos lares e na vida em família. A igreja peregrina jamais se amoldou ao sistema do mundo nem ao institucionalismo organizacional. O sistema ou a instituição costuma preservar mais os valores terreais que os espirituais. Por isso, Deus sempre envia o fogo do avivamento para despertar seus filhos, estejam estes em igrejas históricas ou igrejas novas. Na história da igreja é possível perceber que a fé dos primeiros apóstolos foi preservada e mantida nas casas da Itália, no Piedmont, nos vales alpinos e revivificada mais coletivamente com Pedro Waldo.
A seguir, faço um resumo daquele período da história para que nossos leitores entendam a verdadeira função da casa e do lar.
O uso de casas e lares pelos irmãos através da história é que determinou a continuidade da mensagem evangélica. Os poucos registros históricos deixam entrever que a revolução espiritual que antecedeu a Reforma e os avivamentos subseqüentes tiveram lugar, prioritariamente nos lares. Assim como os mosteiros serviram de berço para que as riquezas da palavra de Deus fossem preservadas nas perseguições – cópias manuais das escrituras e trechos da palavra de Deus, as casas ou os castelos em feudos e colônias serviram de sementeira para as reformas espirituais.
A cultura religiosa da Idade Média exigia que as pessoas se reunissem em templos e catedrais para comungar, ouvir sermões e dar provas de sua fé em Cristo. Numa época em que a igreja institucional mantinha também um governo civil reunir-se fora dos santuários era sinal de rebelião. Esta cena passou a ser modificada com um dos pré-reformistas, Pedro Waldo (1160). Nascido em Lyons, Pedro Waldo, um próspero comerciante e banqueiro deu uma grande festa em sua casa, e foi levado ao arrependimento e confissão de pecados por um dos convidados. (Os que levaram Pedro Waldo ao novo nascimento não eram reformistas, mas irmãos que pertenciam a uma geração de crentes fieis que ocuparam desde o primeiro século até este período (ao redor do ano 1.100) os vales da França e da Itália).
Logo depois de convertido Pedro contratou tradutores que traduziram parte do evangelho no dialeto do povo. Pedro Waldo vendeu seus bens, doou parte aos pobres e ele mesmo se tornou um dos apóstolos waldenses despojados de qualquer riqueza. Ele e os seguidores escolheram a pobreza e dependiam que cada igreja, em cada localidade fizesse a necessária provisão para que os membros apostólicos continuassem sua missão.
A primeira menção deste período da história de que se reuniam em casas nos vales do Piedmont vem da pena do historiador E.H. Broadbent: “Quando as casas não mais comportavam e locais simples eram construídos, edificavam anexos, ou casas junto as demais para abrigar e cuidar dos pobres e idosos... Liam as escrituras, tinham adoração familiar todos os dias, e entre os que lhes pregavam a palavra estavam pessoas treinadas e capacitadas cultural e espiritualmente.” O próprio Papa Inocente III (1198-1216) testemunhou que os leigos treinados pregavam e ensinavam a palavra de Deus; e que os waldenses ouviam apenas os homens que tinham bom testemunho de Deus em suas vidas. 1Assim, numa época em que só o clero podia pregar e ensinar, Pedro Waldo liderou uma equipe que revolucionou a Europa nos 400 anos seguintes.
Deve-se levar em conta que a igreja institucional sempre tachou de hereges quaisquer movimentos contrários aos seus ensinamentos; exemplo do que quero afirmar é o conceito de que os albingenses eram heréticos, pois o que se sabe sobre ele procede de opiniões contrárias, já que era um movimento de busca pela santidade, daí seu nome, cátaros, ou puros.
A partir do século XII aparecem registros de que os irmãos usavam casas onde pobres e enfermos sobreviviam por doações de ricos benfeitores. Não eram conventos, mas casas, residências, e os que nelas viviam eram conhecidos como os paupérrimos de Cristo. 2
Duzentos anos depois, perseguidos pelo Papa Clement VII (1380) os waldenses eram queimados e torturados; as famílias que se refugiaram nas montanhas morreram de fome e frio.
Não resta dúvidas de que a semente da reforma germinava nas casas, também no período de Wiclyff, de João Hus e dos Irmãos Unidos. Documentos que poderiam registrar a história dos Irmãos, dos Pobres de Deus e da doutrina ensinada em casas foram queimados. João Hus, a caminho do martírio em Constança, acompanhado por uma guarnição de mil soldados viu uma fogueira ardendo na praça da cidade onde seus escritos estavam sendo devorados pelo fogo. Anos depois os jesuítas se encarregaram de queimar os documentos e registros escritos por esses pré-reformadores, como os dos pobres de Deus, dos Irmãos e dos Amigos de Deus. 3 Broadbent relata: “Assim como anteriormente (referindo-se à época de Pedro Waldo) a literatura dos cristãos foi destruída e bem como a história escrita por seus inimigos, também no século XVI fizeram a mesma coisa, e, tendo em vista o linguajar violento comum daquele tempo é preciso pesquisar quaisquer resquícios do que eles escreveram”. 4
Perseguidos desde os tempos de Pedro Waldo, esses irmãos que decidiram viver a vida cristã conforme o modelo de Cristo e dos apóstolos, muitas vezes nem casas tinham nos vilarejos para morar e construíam pequenos agrupamentos de casas nas montanhas, como foi o caso dos Amigos de Deus de Oberland, cujo líder, Tauler construiu com seus recursos refúgios nas montanhas para os irmãos perseguidos. Tauler, um homem rico, usou de suas posses para ajudar os obreiros e apóstolos que viajavam por toda a Europa. Falava italiano e alemão e os registros históricos indicam que o pequeno local que os irmãos tinham nas montanhas era simples e modesto. Ele afirmou: “Não é melhor usar o dinheiro para ajudar os pobres do que construir um convento?”. 5 A fé simples e poderosa desses irmãos perseguidos, ameaçados, e lançados em fogueiras, semearam a Reforma por toda a Europa séculos antes de Lutero. Os próprios waldenses permaneceram por quase quatro séculos nos vales e montes até os tempos da Reforma.
O que se percebe nas entrelinhas da história é a existência de uma igreja orgânica paralela à igreja institucional buscando viver os mandamentos de Jesus Cristo. Por isso durante séculos as fogueiras arderam por toda Europa queimando mártires e livros.

Veja este dado da história:

Um século depois da Reforma de Lutero “foi solicitado ao Prior Marco Aurélio Rorenco, de Turim em 1630 que escrevesse um relato contando a história e as opiniões dos waldenses. Ele escreveu que os waldenses são tão antigos que não se pode indicar o tempo em que surgiram, mas que, no século IX e X não eram uma nova seita. Acrescentou que no século nono, longe de ser uma nova seita eram considerados uma raça de fomentadores e encorajadores de opiniões de pessoas que existiam antes deles. Depois acrescentou que Cláudio, Bispo de Turim era reconhecidamente um desses encorajadores, porque ele próprio negava reverência à cruz, rejeitava a veneração e invocação aos santos e era o principal destruidor de imagens. Em seu comentário sobre a epístola aos gálatas, Cláudio ensinava abertamente a justificação pela fé e apontava os erros da igreja que se desviara desta verdade.”
“Os irmãos que viviam nos vales nunca perderam a noção de sua origem e de sua continuação histórica. Quando a partir do século catorze os vales foram invadidos e as pessoas tinham que negociar com os governos, eles sempre enfatizavam suas origens. Ao Príncipe de Savoy, que os conhecia fazia anos, podiam sempre falar abertamente de sua fé afirmando que o que criam e praticavam vinha deste tempos imemoriais, desde os tempos dos apóstolos. Em 1544 eles disseram a Francis I imperador da França: “Esta confissão nós a recebemos de nossos antepassados, de pessoa a pessoa. (sic) Esta nossa religião que praticamos não é coisa desses dias, ou uma religião inventada alguns anos atrás, como afirmam nossos inimigos, mas é a religião de nossos pais e de nossos avós, sim, e de pais que viveram em tempos remotos. É a religião dos santos e dos mártires, dos que faziam confissão apostólica.”
Quando entraram em contato com os reformadores no século XVI disseram: “Nossos antepassados afirmavam que existimos desde o tempo dos apóstolos. Em 1689 quando os valdenses retornaram para seus vales, seu líder, Henri Arnold afirmou que sua religião é tão antiga quanto o nome deles é venerado, e cita o relato do inquisidor Reinarius, que num relato ao Papa sobre a questão da fé explica que ‘eles existem desde os tempos antigos’. Arnold relata que é difícil imaginar que este bando de fieis já existia nos vales do Piedmont por mais de quatro séculos antes da aparição desses extraordinários homens como Lutero e Calvino e os subseqüentes faróis da Reforma. A igreja nunca foi reformada para ter o título de evangélica. Os waldenses, de fato, descendem dos refugiados da Itália que, depois de ouvirem o evangelho pregado por Paulo, abandonaram seu lindo país e fugiram, como aquela mulher do livro de Apocalipse, para estas montanhas selvagens, onde até o dia de hoje guardam o evangelho, de pai para filho, na mesma pureza e simplicidade dos dias de Paulo, o apóstolo”. 6
Concomitante a isto, isto é, à preservação da fé em lares e grupos que se refugiavam em vales e montanhas da Europa, a famosa universidade de Oxford serviu de sementeira para que germinasse a idéia da Reforma entre a classe estudantil e professoral. Foi a partir da universidade de Oxford que John Wycliff influenciou a João Hus e Jerônimo de Praga. O certo é que havia muita gente estudando as escrituras e se reunindo em casas como resultado da influência dos waldenses, de Wycliff na Inglaterra e seus seguidores, os lolardos, e de João Hus na universidade de Praga.
Um dos amigos de Zwinglio (enquanto este estava a favor dos Irmãos, porque depois se tornou um dos maiores perseguidores dos anabatistas), Felix Manz se reunia na casa de sua mãe, uma fiel cristã. 7 Na grande perseguição luterana e zwingliana contra os Irmãos (anabatistas) a história registra que em Salzburg os irmãos que se reuniam na casa de um pastor foram pegos de surpresa e um grande número decapitado e afogado nas águas. (Existem dados históricos sobre a perseguição que as duas igrejas institucionalizadas da época, a Romana e a Luterana empreenderam contra os Irmãos, que eram mortos por afogamento, queimados ou decapitados. Dezenas de relatos de mortes por afogamento por parte dos seguidores de Lutero e de Zwinglio contra os Irmãos mancharam as páginas da Reforma).
Um dos períodos da história em que os irmãos passaram a se reunir em casas com maior freqüência, além das reuniões regulares dominicais foi durante o avivamento nos dias de Wesley e Whitefield através das chamadas sociedades. Elas tiveram sua origem, não em Wesley, pois existem registros de que em 1678 criaram-se “sociedades” para fortalecimento e enriquecimento espiritual dos irmãos. 8 “Tudo começou com os sermões de avivamento do Dr. Antony Horneck na capela Savoy. Horneck era o pai dessas sociedades desde seu começo.” O objetivo era organizar grupos de jovens para orarem, estudar a Bíblia e conferenciar entre si semanalmente. J. Woodward relata: “Eram pessoas na meia estação da vida que pertenciam a igreja da Inglaterra que foram tocadas com um profundo sentimento de pecado e passaram a levar a sério o compromisso de fé”.9 A razão desses grupos existirem em meio a uma igreja institucionalizada?
“Já que tinham os mesmos problemas espirituais, e todos buscavam uma vida de santidade, deveriam se reunir uma vez por semana dedicando-se a ouvir boas palavras e tudo o que fosse para edificação deles. Para que as reuniões tivessem ordem várias regulamentações foram estabelecidas para que o objetivo não se perdesse” 10As regras estabeleciam que as condições para que uma pessoa participasse das reuniões – santidade pessoal, comprometimento com o grupo, com as reuniões semanais da igreja, com o pároco, etc., - e deveriam trabalhar pelo bem-estar social, cuidar dos enfermos e colocar as crianças pobres nas escolas, opondo-se a todo tipo de jogo e entretenimentos mundanos.
Mais tarde ficou estabelecido que cada membro deveria trazer, pelo menos outra pessoa para as reuniões, o que aumentou consideravelmente o número de membros. No ano de 1698 havia trinta e dois grupos apenas na cidade de Londres. As sociedades ou grupos que mais cresceram foram as estabelecidas em 1701 por Samuel Wesley, pai de João Wesley em sua paróquia em Epworth. Mais tarde George Whitefield (1737) começou a pregar para esses grupos, e ele e João Wesley usaram as “sociedades” ou grupos para trazer aviamento para toda Inglaterra.
Ao que parece a Igreja não se reunia nas casas como um modelo para o avivamento, mas como forma de permanecer fiel aos ensinamentos dos primeiros apóstolos abandonados pela igreja dominante.
Nomes diferentes para os mesmos remanescentes fieis. Seguindo a linha da história percebe-se que esses Irmãos foram recebendo nomes diversos ao longo dos séculos, especialmente dos pré-reformistas que os apelidaram pejorativamente de irmãos, apenas irmãos desde os tempos do apóstolo Paulo; cátaros ou albingenses, os puros de Alby; waldenses, devido a Pedro Waldo, Lolardos, como seguidores de Wycliff, hussitas, por serem descendentes de João Hus, anabatistas, porque batizavam de novo, menonitas porque Simon Mennon os liderou por toda a Europa, e moravianos porque, esses mesmos Irmãos que por 350 anos peregrinavam pela Europa em busca de paz devido a perseguição foram acolhidos na Morávia nas terras do Conde Von Zinzendorf.
Obviamente que as fontes históricas se refiram aos albingenses como heréticos, aos anabatistas como seita, mas, temos de levar em conta que os registros a respeito deles foram feitos por seus inimigos.
Deus tem seus fiéis ao longo da história. Que nossa casa sirva também de guardiã da Fé de nossos pais.
A casa é o ninho da família... Casa fala de aconchego, de lugar seguro, de amizade e de amor.

IV. Problemas e soluções para que a igreja use os lares e casas como berço da fé, da comunhão e da evangelização.

Para concluir estes meus pensamentos é necessário abordar um aspecto negativo, que impede que a igreja se reúna ou use os lares e casas de irmãos nas grandes cidades.
1. Nas grandes cidades brasileiras, o povo em geral, usa suas residências maiormente como dormitório dos membros da família. Pais e filhos estão demasiadamente envolvidos no trabalho e no estudo e não têm tempo de se encontrar durante os dias da semana e quiçá aos domingos. (Porque aos domingos passam o dia na “igreja”, no templo). A necessidade de sustento e de acompanhar tecnologicamente o avanço da sociedade empurra os membros da família para “fora” da casa. E, quando em casa, divertem-se usando os meios eletrônicos, às vezes cada um de per si. Internet, pesquisas, TV a cabo...
2. O espaço para se morar nas cidades grandes está ficando cada vez mais reduzido. Nos prédios de apartamento para a população em geral as salas de estar são minúsculas, a cozinha um mero espaço onde só entra quem dela se utiliza, e a violência impede que as pessoas circulem durante a noite.
3. Os mais abastados que decidem residir em condomínios de apartamentos isolam-se uns dos outros e dos que residem fora dali. O acesso, às vezes, é impeditivo. Agregue-se a isto o fato de que os apartamentos e residências não possuem revestimento acústico, e as paredes têm “ouvidos”. Qualquer som elevado de pessoas falando, orando ou tocando algum instrumento é motivo de reclamação ao síndico, sujeitos multa...
4. Algumas regiões do Brasil – e esquivo-me de mencionar quais para não ser mal interpretado – as famílias não possuem a cultura do lar, isto é, não costumam ter uma casa ou apto aconchegante para acolher os amigos. Além do ponto numero 1 que limita o uso da casa como um meio de vida para sair e entrar, os que possuem uma casa maior sequer pensam em adaptá-la como local para reunir amigos ou a igreja; geralmente os mais aquinhoados constroem salões para festas e encontros – para comer e beber – mas nunca como local de adoração.
Quando falo em cultura do lar refiro-me ao ninho da família, ao aconchego, ao acolhimento, à hospedagem e à liberdade de qualquer amigo ou visitante se sentir também em casa. Um local onde a mamãe tem liberdade de trocar a fralda do filho; em que se pode beber água sem se solicitar ao proprietário, etc.
Essa falta de cultura, como falei anteriormente é fruto do corre-corre diário, quando se demora duas ou três horas para se deslocar do trabalho até a casa e vice-versa, porque todos os membros da família têm de trabalhar, inclusive a esposa, o que lhes impede de usufruir as benesses do lar, como reunião em família, conversas amigáveis ou reunir os amigos.
Em algumas cidades, como a que eu resido, as pessoas se isolam atrás de muros altos e impenetráveis, e sequer se consegue ver o telhado das casas – seja porque as pessoas querem privacidade ou por medo da violência urbana. E isso já é cultura.
Nas décadas dos anos sessentas e setentas nossas casas não tinham muros altos, apenas uma cerca de madeira para que animais não entrassem ou saíssem do pátio e os vizinhos se sentavam na calçada no fim da tarde para conversar, rir e jogar conversa fora. Ou conversavam olhando uns aos outros pela cerca...
Viver assim hoje em algumas cidades é impossível. E isto faz que a cultura do lar desapareça para dar lugar a cultura tecnológica.

Como mudar este quadro?

1. Voltando-se ao estilo de vida simples sem que seja necessário concorrer com o mundo. Não é preciso possuir tudo que o mundo tenta nos impor. Um estilo de vida simples agrada a Deus. Hoje as casas dos irmãos têm televisão, computadores e banheiros em cada cômodo... confortável para os membros da casa, mas não disponíveis para os visitantes.
2. Edificando-se casas, pensando sempre nos amigos e nos irmãos da igreja, e não apenas na nossa família. Nos últimos anos venho acompanhando o progresso material de alguns cristãos que se preocupam em ter sala de vídeo e de TV; sala de estudos; sala de estar meramente decorativa; amplo espaço para churrascos e festas, mas, em nenhum deles notei a preocupação de reservar um espaço maior para reunir a igreja, para orar e buscar a Deus. Existem salas de vídeo, mas não de oração; salas de estudo, mas não de oração; salas com mesas de jogos, mas jamais para oração e reuniões.
3. Nas grandes cidades onde é impossível se reunir em apartamentos de condomínios devido às regras impostas pela comunidade, é aconselhável que se busque alternativas mais caseiras, como por exemplo, reunir esforços para comprar um local e construir uma ampla casa – não um templo – com cozinha, salas amplas adaptáveis, espaço para as crianças, etc. O espaço que não se tem num apto. os irmãos passam a tê-lo conjuntamente na “casa”. No entanto, o conceito de igreja que os especialistas em crescimento de igreja nos empurram goela abaixo é de fazer construções megalômanas para milhares de crentes. Isto tem de ser urgentemente revisto.
4. Criar dentro dos apartamentos um ambiente de lar apenas dispondo de cadeiras e lugares para que “dois ou três” se reúnam em nome do Senhor. Mude-se o conceito de que a casa é minha para, “minha casa, sua casa”!
Nossa experiência beste sentido foi sempre positiva e a igreja que iniciamos em Porto Alegre funcionava em nossas casas, especialmente na casa em que eu residia, com vários encontros semanais, de casais com seus filhos e de jovens com seus anelos e esperanças. O que contribuiu para o surgimento de uma comunidade de amor e serviço, sinônimos de comunidade de adoração.

1 BROADBENT, E. H. The Pilgrim Church, p 100
2 Ibid p 101
3 SCHAFF, Philip, Church History, Vol VI p 107
4 BROADBENT, E.H. The Pilgrim Church p 154
5 Ibid p 109-110
6 BROADBENT, E.H. The Pilgrim Church, pp 91-92
7 Ibid p 168
8 WOOD, Skevington A. The Inextinguishable Blaze, Paternoster, p 30
9 WOODWARD, J. An Account of the Rise and Progress of the Religious Societies in the City of London, p 34 in SCHAFF, Church History
10 WOOD, Skevington, A Ibid p 34 The Inextinguishable Blaze, Paternoster, p 30

quinta-feira, 18 de junho de 2009

VISÃO ESPIRITUAL VI - CONTINUAÇÃO

O FRUTO DA VISÃO DO SENHOR

Passo imediatamente a esse ponto, que trata de o Senhor atingir o alvo no qual seu coração está, isto é, um povo, mesmo que seja apenas um décimo, um remanescente, um povo que atende ao desejo do Seu próprio coração e O satisfaça no pleno propósito da Sua vontade.
A fim de Ele alcance isso, deve haver aquela condição de ver, e o que deve ser visto, que fará todo o resto: O Senhor
Ver o Senhor, como está claro neste texto, é ver a santidade, e quando vemos a santidade vemos a lepra onde nunca teríamos suspeitado, seja em nós ou nos outros. Quando vemos o Senhor, vemos o real estado de coisas em nós e ao nosso redor, ate´mesmo no povo chamado povo de Deus. Ver o Senhor é a necessidade a fim de podermos estar no caminho que conduz áquele alvo em direção ao qual Ele avança.
"Eu vi o Senhor", os meus olhos viram. Qual é o resultado? Uma revelação de nós e nós mesmos e da condição espiritual ao nosso redor. Quando vemos ao Senhor nós clamamos: "Estou perdido"! Se considerarmos essa palavra "perdido", veremos que ela significa apenas isso:" Sou digno digno de morte". Esse é exatamente o significado da palavra hebraica: digno de morte, sou digno de morte! Você e eu veremos a necessidade da união com Cristo na morte, se nossos olhos forem abertos para verem o Senhor, para vermos que não existe nada mais....é o único caminho.
Não se trata apenas de palavras e idéias. O que desejo que vejamos é isto: Que a obra do Espírito de Deus em nós, pela qual nossos olhos são abertos para vermos o Senhor, resultará no sentimento de que a única coisa que resta para nós é MORRER e chegar ao fim.
Você já chegou a esse ponto?
Conservemos o nível espiritual e reconheçamos que o Senhor vai operar em nós para a Sua própria glória, levando-nos ao lugar onde sentimos profunda e terrivelmente que a melhor coisa em nós deve morrer. Assim Ele conseguirá em nós uma concordancia em Sua própria mente sobre nós. ESTOU ACABADO! E o Senhor vai lhe dizer......Você está acabado.
QUANDO VOCÊ CHEGA A ESSE LUGAR, ENTÃO PODE COMEÇAR!!!!
Enquanto estivermos lá, interferindo todo o tempo, ocupando o lugar como Uzias, entrando no templo, na casa, no santuário, ocupados, ativos, nós em nós mesmos, o que somos, enquanto enchemos o templo, o Senhor nada pode fazer. Quando o Senhor nos leva a esse lugar......."Estou acabado e não há lugar para mim"!----então, Ele pode dar início ao lado positivo. ELE TEM O CAMINHO ABERTO. Esta visão é algo terrível, embora seja muitíssimo necessária e o resultado é algo muito glorioso. Então veio o chamamento.
Quem creu em minha pregação, dizia Isaías.....
O Senhor sabia, e o julgamento sempre vem de acordo com o coração do povo. Se você não quer perderá a capacidade de querer....se você não ver perderá a capacidade para ver......se você não quer ouvir, perderá a capacidade de ouvir.....O julgamento é organico e não mecanico...Ele vem conforme sua vida.
Você semeia uma semente de inclinação ou rejeição e ceifará uma colheita de incapacidade, e um dos resultados de um ministério de revelação é manifestar a inclinação ou a rejeição das pessoas para o próprio julgamento delas, e você descobrirá que um ministério de revelação e vida apenas torna algumas pessoas mais endurecidas. O Senhor sabe disso.
Prosseguir com um ministério desse tipo não é algo confortável! Você terá que ser uma pessoa crucificada para fazer isso. Não pode ter interesses pessoais. Se você buscar reputação, popularidade, sucesso, seguidores, então é melhor não seguir esse caminho, não ver muito e não ver percepções dessas pessoas.
Se você vai seguir o caminho do propósito do Senhor, de um povo que vai realmente seguir o seu propósito, certamente será um caminho aberto entre a multidão que não quer este caminho e vai lhe dizer que não deseja este caminho; você irá segui-lo sozinho. Podem pensar que tem razão, mas o fato é que estão famintos e desesperados a ponto de investigarem e informarem-se diretamente. Facilmente se desviam diante da sua menor crítica, posição e do seu ministério, e você tem que prosseguir com uns poucos, um punhado que quer avançar. É o preço da visão, o preço de se poder ver.
Isaías tinha que ser um homem crucificado afim de cumpri tal ministério. Se você e eu quisermos ocupar uma posição com Deus, temos que ser crucificados para quilo que havia em Uzias: UM FORTE DESEJO PARA A POSIÇÃO. Insatisfeito com o Reinado ele busca também o sacerdócio... Esse caminho é um caminho solitário e de alto preço, e o resultado é manifestar o que Deus vê no coração do seu povo. A fim de fazer isso---cujo significado é que vamos sofrer por causa da nossa revelação, visão, pelo ver, temos que pagar um alto preço-------por isso temos que estar BEM CRUCIFICADOS, e chegar ao lugar onde dizemos: " Bem ESTOU ACABADO, mereço a morte..


pelos vínculos do calvário

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PARA A LIBERDADE É QUE FOMOS LIVRES



AHMADINEJAD REPULSA MUNDIAL........


MINHA MODERADA MANIFESTAÇÃO VERDE PELA LIBERDADE........





quinta-feira, 11 de junho de 2009

ISSO É UMA VERGONHA!!!!

UM MUNDO FANTÁSTICO PODRE...

O preço do silêncio para a liberdade dos povos é muito mais alto do que a livre circulação das idéias"*
* "O Estado do Paraná". Curitiba, 03/05/09. p.2
NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!
DIVULGUEM!!!
O melhor Plano de Saúde do MUNDO, e Vitalício !
O fantástico Plano de Saúde Vitalício dos senadores
Eugênia Lopes e Rosa Costa Fonte: O Estado de São Paulo (26.04.09) Basta passar seis meses como Senador para ter garantido, sem nada mais pagar, um plano de saúde familiar vitalício que consome por ano R$ 17 milhões.
Foto: José Cruz/ABr cid:1648454904 O pior e que com um plano de saúde desses e a despreocupação com a vida, tornam os senadores, como esse aí, quase imortais, não morrem nunca, se perpetuam no planeta, causando despesas eternas aos cofres públicos
Esse é o melhor plano de Saúde familiar do mundo, um custo benefício sem precedentes: uma cobertura total, desde o começo, sem preocupações com doenças preexistentes, sem limites de idade e nenhum custo, para o resto da vida, que se alonga pelas facilidades com o atendimento médico e custa ainda mais ao contribuinte.
A matéria de Eugênia Lopes e Rosa Costa no Estadão de hoje, põe a descoberto mais um exagerado beneficio que o senhores senadores e senadoras se autopremiaram a pesar nas costas de todos os brasileiros:
Os 310 ex-senadores e seus familiares pensionistas custam pelo menos R$ 9 milhões por ano, cerca de R$ 32 mil por parlamentar aposentado. Detalhe: para se tornar um ex-senador e ter direito a usar pelo resto da vida o sistema de saúde bancado pelos cofres públicos é preciso ocupar o cargo por apenas seis meses. Antes de 1995, a mordomia era ainda maior: bastava ter ficado na suplência por apenas um dia.
No total, os 81 senadores da ativa e os 310 ex-senadores e seus pensionistas usufruem de um sistema privilegiado de saúde que consome cerca de R$ 17 milhões por ano. Os parlamentares da ativa e seus familiares não têm limite de despesas com saúde: em 2008, gastaram cerca de R$ 7 milhões - R$ 80 mil por senador.
No ano passado, os gastos globais do Senado com saúde para parlamentares e servidores foram de R$ 70 milhões. O Senado não divulga, no entanto, o valor dessas despesas apenas com senadores. O diretor-geral, Alexandre Gazineo, alega que precisa de "tempo" para obter esses dados.
O Estado apurou que, em 2008, o Senado gastou cerca de R$ 53 milhões com a saúde de 18 mil servidores efetivos e comissionados, entre ativos e inativos. Ao contrário dos senadores, que não descontam um tostão para ter todas as despesas de saúde pagas, os servidores em atividade e inativos têm descontados, em média, R$ 260 por mês. O custo de cada servidor ao ano é de cerca de R$ 3 mil.
cid:897072849 E não precisam nem trabalhar: O senador Mão Santa preside a sessão para ninguém. A foto é de uma sexta-feira, 24 de abril de 2009 - 13h03, horário de sessão. As sexta-feiras não há mais senadores em Brasília, chegam na terça e abandonam o senado e Brasília na quinta a noite, no mais tardar, a está altura já estão em casa, ou em Nova Iorque, Miami, Paris, Londres.... (Foto: Antonio Cruz/Abr)
Para este ano, a previsão feita no Orçamento estabeleceu R$ 61 milhões para arcar com a saúde dos senadores e servidores. Na quinta-feira, o Senado anunciou contingenciamento de R$ 25 milhões nas despesas médicas e odontológicas. Ou seja: o orçamento de 2009 deverá ficar em R$ 36 milhões. A área técnica do Senado está convicta de que o corte recairá integralmente sobre a saúde dos servidores. Os senadores continuarão com as despesas ilimitadas.. Técnicos começaram a fazer estudo para compensar o corte no orçamento deste ano no plano de saúde dos servidores. Uma das hipóteses é aumentar a contribuição dos funcionários. Atualmente, existem 262 servidores e funcionários comissionados em tratamento de câncer à custa do Senado. Diante do anúncio de contingenciamento, 18 famílias procuraram a direção do Senado nas últimas 24 horas para saber se serão atingidas com o corte de gastos.
O pagamento das despesas médicas de senadores, ex-senadores e dependentes é regulamentado pelo Ato nº 9, de 8 de junho de 1995. A norma prevê que o Senado arca com todas as despesas dos senadores, sem limites. Estabelece até o pagamento de cirurgias e tratamento médico no exterior. Tudo tem de ser autorizado pela Mesa Diretora, que raramente nega o pedido de gastos médicos.
O limite de R$ 32 mil de gastos anuais para ex-senadores, aliás, é frequentemente ignorado. É o caso, por exemplo, do ex-senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) - ele recebeu R$ 45.029,02 de ressarcimento em gastos médicos, em fevereiro deste ano.
cid:649453370
Só o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL), (fotos)já colocou no plano de saúde vitalício familiar do senado, seus dois primos: o primeiro suplente, senador Euclydes Affonso de Mello Neto (PTB-AL) e a segunda suplente Ada Mercedes de Mello Marques Luz (PTB-AL), que assumem alternativamente nas ausências do primo ilustre. Euclydes já está garantido, Ada precisa de mais alguns meses de suplência, mas vai chegar lá, podem ter certeza.
Além dos senadores e ex-senadores, a regalia de atendimento médico vitalício também é estendida aos servidores que ocuparem o cargo de diretor-geral e secretário-geral da Mesa. Essa mordomia, criada em 2000, beneficia hoje Agaciel Maia, que deixou o cargo em março por não ter registrado em seu nome a casa onde mora, avaliada em R$ 5 milhões. Outro favorecido é Raimundo Carreiro, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Esse mesmo senado aprovou, por emenda constitucional, os funcionários públicos já em gozo de aposentadoria a passarem a contribuir com 11% de taxa previdenciária.
ISSO, SENHORES PARLAMENTARES! ESTAMOS ATENTOS, A INTERNET SERVE PARA DIVULGAR OS QUE OS SENHORES JAMAIS DIVULGARIAM!
2010 VEM AÍ!
DAREMOS O TROCO!

DETALHE: FOI ENCAMINHADO PARA OS ASQUEROSOS ABAIXO. ESSES PRECISAM SABER QUE O POVO SE COMUNICA, INTERNET SERVE PARA ISSO MESMO.
Sent: Sex 01/05/09 21:59 Subject: Fwd: O melhor Plano de Saúde do MUNDO e Vitalício !
Cc: Joaquim Roriz ; Jonas Pinheiro ; José Agripino ; José Maranhão ; José Nery ; José Sarney ; Kátia Abreu ; Leomar Quintanilha ; Lúcia Vânia ; Magno Malta ; Mão Santa ; Marcelo Crivella ; Marco Maciel ; Marconi Perillo ; Maria do Carmo Alves ; Mário Couto ; Marisa Serrano ; Mozarildo Cavalcanti ; Neuto De Conto ; Osmar Dias ; Papaléo Paes ; Patrícia Saboya Gomes ; Paulo Duque ; Paulo Paim ; Pedro Simon ; Raimundo Colombo ; Renan Calheiros ; Renato Casagrande ; Romero Jucá ; Romeu Tuma ; Rosalba Ciarlini ; Roseana Sarney ; Sérgio Guerra ; Sérgio Zambiasi ; Serys Slhessarenko ; Sibá Machado ; Tasso Jereissati ; Tião Viana ; Valdir Raupp ; Valter Pereira ; Wellington Salgado de Oliveira ; Adelmir Santana ; Alfredo Nascimento ; Almeida Lima ; Aloizio Mercadante ; Alvaro Dias ; Antonio Carlos Magalhães ; Antônio Carlos Valadares ; Arthur Virgílio ; Augusto Botelho ; César Borges ; Cícero Lucena ; Cristovam Buarque ; Delcidio Amaral ; Demostenes Torres ; Edison Lobão ; Eduardo Azeredo ; Eduardo Suplicy ; Efraim Morais ; Eliseu Resende ; Epitácio Cafeteira ; Expedito Júnior ; Fátima Cleide ; Fernando Collor ; Flávio Arns ; Flexa Ribeiro ; Francisco Dornelles ; Garibaldi Alves Filho ; Geraldo Mesquita Júnior ; Gerson Camata ; Gilvam Borges ; Heráclito Fortes ; Ideli Salvatti ; Inácio Arruda ; Jarbas Vasconcelos ; Jayme Campos ; Jefferson Peres ; João Durval ; João Ribeiro ; João Tenório ; João Vicente Claudino.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

apenas saudades.......


HOMENAGEM DA MINHA FILHA THALITA PARA NOSSA AMADA E ETERNA REGINA QUE FOI ESTAR COM PAPAI..

Apenas saudades.....

segunda-feira, 8 de junho de 2009

VISÃO ESPIRITUAL VI

VISÃO ESPIRITUAL....continuação
Bem, iria continuar escrever hoje sobre nosso assunto.... visão espiritual, porém, estou bem feliz pelo dia de hoje de comunhão com os irmãos e apenas gostaria de compartilhar um pouco de nosso dia ....
Embora seja hoje o dia 07, e sempre o dia 07 me leva a um lugar distante lá atrás, reconheço ser muito bom e proveitoso ser guiado pelo Espírito, pois assim somos consolados com toda a consolação que vem do alto....Nosso encontro dessa tarde foi tremendo, maravilhoso, revelador, espiritual e com muita comida...Compartilhamos um pouco sobre o ser bi-dimensional que somos...somos seres espirituais que por um tempo estamos transitoriamente em um corpo para cumprir o propósito eterno do Pai..Foi maravilhoso ouvir o Cabral com seu jeito simples e tranquilo falar daquilo que estava em seu coração.....ouvir o Conrado, (até os doidos não errarão o caminho)rsrsrs, esse querido irmão nos alegra muito com sua fala, assim como também nos faz refletir com seu pensamento profundo e edificante para o corpo....Ceará(vulgo..Barbosa), hoje de cabelinho feito alisamento, se limitou a ficar quietinho, depois de sua mulher(Elisa) em casa, ter ordenado que ele ficasse caladinho na reunião.....Mónica, incrível.......com menos 71 kilos, poucas vezes falou e quando falou, sempre comendo, nos edificou também.....Conchita, nossa querida visitante de Macaé, toda elegante, compartilhou de nossos irmãos de Macaé, de sua saúde, e nos abençoou com sua presença...André e Thalita, (26 de julho vem aí), comeram muito e com suas presenças e fala nos faz ficar felizes por ele, e por ver em seus semblante a alegria do momento que se aproxima.....Edna,(doblo), dobrou todo mundo com seu bolo delicioso, fresquinho, que nos trouxe, e com seu jeito meigo e engraçado de se manifestar.....João Pedro 1 e 2, e Júnior, armaram uma e se mandaram para o quarto bombar no computador......até o hameinsten, dentro de seu lugar de comunhão(gaiola) se comportou na hora da palavra......Elisa(anja), sempre sorrindo e manifestando suas experiencias com Deus, e sempre trazendo guloseimas para a comunhão, nos abençoou com uma oração final muito legal......ricardo sempre com o cafezinho nas mãos, patrocinou hoje uma reunião oriental...
Queridos, nos sentimos bastantes edificados, com o lugar que o Senhor nos levou para entendermos o caminho que devemos seguir como seres espirituais....como corpo de Cristo, e O tendo como O cabeça desse corpo, entendemos a necessidade de expressá-lo em toda a sua dimensão....em amor, em comunhão uns com os outros, em sinais e maravilhas, em dons funcionando...em estando espalhados por todas as camadas da sociedade, sendo voz de Deus, sendo sensível sempre ao mundo espiritual, pois quem se alimenta de Cristo de Cristo então vive...
Entendemos hoje um pouquinho mais da necessidade, de sempre, todos os dias, a despeito das dificuldades, permitir sempre que o ser espiritual prevaleça em detrimento do natural, por onde andarmos, onde estivermos, o que estivermos fazendo...somos seres espirituais, e como tal, necessitamos de expressarmos em toda a sociedade natural...Ao ouvirmos uns aos outros, e ao Senhor, pelo Seu espírito, compreendemos que tudo tem sua origem nos céus, no mundo sobrenatural, e por isso, temos visto Ele fazer em todos os lugares desse imenso país, o mesmo sentir, o mesmo amor...o mesmo pensar....o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus..
Compartilhamos de mais uma casa que se abriu(barra da tijuca)...De nosso ida no feriado(11/06) a macaé e campos....de orarmos pelo novo emprego do Conrado, pela situação jurídica da Edna, pela enfermidade de Conchita, do casamento de minha filhaThalita e André, de meu novo emprego(rodobens), por uma direção de uma porta aberta pela parte da manhã, para o Cabral...de um local de encontro mensal com todos os irmãos....e nesse ínterim comemos mais....
Compartilhamos da compreensão de como se entra na Igreja, entendemos, que no momento que entramos em Cristo, entramos na igreja, que é o Seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos...e por sermos igreja, como corpo, sentimos necessidade de estarmos sempre juntos uns com os outros.....não conseguimos mais viver separados....e por fim, decidimos, que imediatamente cada querido irmão, terá suas portas do lar aberta para a comunhão e salvação de sua vizinhança....sendo assim, cumprindo nosso desejo inicial de encher essa cidade de farois, que permanentemente iluminarão cada bairro, cada rua, cada casa, dessa tão querida cidade em que vivemos....oramos e com beijos e abraços amorosos, nos despedimos já na expectativa de nosso reencontro na quinta feira......ou a qualquer momento que o telefone tocar ou o msn chamar, ou o orkut gritar.....rsrsrsr
Quero terminar isso aqui, dizendo que percebo que estamos crescendo em amor, companheirismo, e em espírito.....Amo vocês...

pelos vínculos do calvário